Relações entre professores, alunos e cadernos: sistematizações de uma pesquisa-intervenção

Conteúdo do artigo principal

Simone Regina Manosso Cartaxo
Josiane Cristina Dittmar Pimentel

Resumo

A relação entre professor, aluno e caderno é discutida neste artigo a partir do questionamento sobre como ocorrem os processos de intervenção do professor no caderno do aluno. É uma pesquisa-intervenção que considera o contexto escolar pesquisado, a participação dos sujeitos (professores, alunos e pais) e a ação do pedagogo pesquisador no processo de ensino. O objetivo é sistematizar descobertas e elaborações teórico-metodológicas a partir de problemas da prática pedagógica. Como pressuposto para os processos de intervenção na escola, tomou-se a educação como uma produção histórica e social. Estudar esses processos requer considerar as trajetórias do coletivo e o contexto, não se admitindo a proposição de modelos universais e generalizáveis. A partir dos problemas postos pela prática, buscar situá-la historicamente, contextualizá-la, encontrar explicações teóricas de modo a chegar em sua reelaboração por meio da sistematização coletiva. As sistematizações coletivas apontaram aspectos a serem observados na reformulação da prática de intervenção no caderno do aluno: repensar o protagonismo do aluno no uso dos cadernos; qualificar o caderno como instrumento de acompanhamento individual dos processos de aprendizagem; explicitar aos pais como ocorrem os processos de intervenção no caderno do aluno.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
538
Mar 07 '21Mar 10 '21Mar 13 '21Mar 16 '21Mar 19 '21Mar 22 '21Mar 25 '21Mar 28 '21Mar 31 '21Apr 01 '21Apr 04 '2117
| |
Outros formatos de visualizações
734
Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026162
|
Twitter
1

Detalhes do artigo

Como Citar
CARTAXO, S. R. M.; DITTMAR PIMENTEL , J. C. . Relações entre professores, alunos e cadernos: sistematizações de uma pesquisa-intervenção. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–15, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15398.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15398. Acesso em: 8 abr. 2025.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Josiane Cristina Dittmar Pimentel , Prefeitura Municipal de Curitiba

Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.