DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: INTERLOCUÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
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Resumo
Esse texto apresenta reflexões sobre a formação pedagógica do professor nas novas propostas para os cursos de licenciatura. Tem por objetivo analisar a formação inicial de professores no contexto das reformulações desses cursos em relação às prioridades estabelecidas e as implicações com as práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica. Apoia-se no resultado de uma investigação desenvolvida pelo grupo de pesquisa Práxis Educativa: dimensões e processos, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da PUCPR que tomou como objeto de estudo a interlocução das disciplinas pedagógicas - Didática e Prática de Ensino - com as práticas pedagógicas desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia, de abordagem qualitativa utilizou para coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com coordenadores de curso e professores das disciplinas. Cursos de licenciaturas de três universidades da cidade de Curitiba-PR constituíram o campo da investigação. Na categorização dos dados foi utilizado o softwere Atlas T.I, e as análises tomam como referência as categorias de conteúdo de Bardin (2009). O aporte teórico inclui Gatti (1997, 2009), Bernardo (1997), Santos (2005), Martins (2003), Romanowski (2002), entre outros. O estudo mostra que a relação didática - práticas de ensino assume diferentes orientações nas instituições investigadas: (i) organização pelo eixo da pesquisa como elemento articulador da formação; (ii) organização pelo eixo interdisciplinar; (iii) organização a partir do campo disciplinar priorizando os fundamentos teóricos para em seguida apontar as teorias que compõem as disciplinas. No conjunto das disciplinas examinadas verifica-se que raramente ocorre a indicação da sua interlocução com a escola básica e suas práticas. O estudo, além de mostrar as especificidades e as articulações possíveis da Didática e da Prática de Ensino neste momento histórico, propõe ampliar a interlocução com a Educação Básica, ultrapassar o eixo epistemológico da teoria como guia da ação predominante na organização curricular dos cursos de licenciaturas e trabalhar com a concepção da teoria como expressão da prática.
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