Pedagogia de Projetos: Uma Proposta de Trabalho no Ensinar e Aprender
Contenido principal del artículo
Resumen
Relato de experiência, fruto de um processo de reflexão que vem sendo desenvolvido no decorrer de nossa prática educativa num projeto de Extensão Universitária iniciado em 1995 junto a Creche Noêmia Trindade em João Pessoa - PB, que pertence à rede municipal de ensino e tem como agência formadora o Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE. As observações, discussões, estudos e reflexões coletivas realizadas pelos diferentes componentes envolvidos no trabalho educativo dessa instituição apontaram alguns caminhos que levaram a uma proposta de trabalho. Proposta que se fundamenta nos autores César Coll (1991), Bomtempo (2000), Hernandez (1998), Freire (1995; 1996), Norbert Elias (1980; 1994), Martins (1989) entre outros, e que tem como objetivo principal a democratização do conhecimento dentro da Educação Infantil procurando associar o ensinar e o aprender através de um processo de participação e ação coletiva pela construção de Projetos Pedagógicos. Constatamos uma maior segurança no fazer dos professores, articulação de suas práticas procurando entender o currículo como uma prática de resignificação da realidade, ou seja, um modo de compreender o mundo das crianças e de seus familiares associado à cultura e a busca da cidadania.
Métricas
Cargando métricas ...
Detalles del artículo
Cómo citar
MOITA, F. M. G. da S. C.; DE LUNA, M. G. Pedagogia de Projetos: Uma Proposta de Trabalho no Ensinar e Aprender. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1409. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos em fluxo contínuo