Pedagogia de Projetos: Uma Proposta de Trabalho no Ensinar e Aprender

Contenido principal del artículo

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Marcelina Gonzaga de Luna

Resumen

Relato de experiência, fruto de um processo de reflexão que vem sendo desenvolvido no decorrer de nossa prática educativa num projeto de Extensão Universitária iniciado em 1995 junto a Creche Noêmia Trindade em João Pessoa - PB, que pertence à rede municipal de ensino e tem como agência formadora o Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE. As observações, discussões, estudos e reflexões coletivas realizadas pelos diferentes componentes envolvidos no trabalho educativo dessa instituição apontaram alguns caminhos que levaram a uma proposta de trabalho. Proposta que se fundamenta nos autores César Coll (1991), Bomtempo (2000), Hernandez (1998), Freire (1995; 1996), Norbert Elias (1980; 1994), Martins (1989) entre outros, e que tem como objetivo principal a democratização do conhecimento dentro da Educação Infantil procurando associar o ensinar e o aprender através de um processo de participação e ação coletiva pela construção de Projetos Pedagógicos. Constatamos uma maior segurança no fazer dos professores, articulação de suas práticas procurando entender o currículo como uma prática de resignificação da realidade, ou seja, um modo de compreender o mundo das crianças e de seus familiares associado à cultura e a busca da cidadania.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
MOITA, F. M. G. da S. C.; DE LUNA, M. G. Pedagogia de Projetos: Uma Proposta de Trabalho no Ensinar e Aprender. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1409. Acesso em: 3 jul. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo

Artículos más leídos del mismo autor/a