A formação de professores alfabetizadores e de língua portuguesa dos anos iniciais: o que dizem os PPCs de cursos de Pedagogia do Sul do Brasil

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Dr.ª Giselle Cristina Smaniotto
https://orcid.org/0000-0001-7348-1624
Prof.ª Josemary Scos
https://orcid.org/0000-0002-8987-274X

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de formação inicial dos professores de língua dos anos iniciais a partir da análise de disciplinas voltadas ao aprender para ensinar a língua. Para tanto, consideram-se a perspectiva enunciativa bakhtiniana e os estudos de letramentos, a fim de avaliar os conteúdos relativos à formação profissional específica, especialmente no que diz respeito aos componentes curriculares de Alfabetização e Língua Portuguesa. A pesquisa documental analisou, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), a carga horária, a denominação e as ementas das disciplinas dessas áreas de cursos de Pedagogia presenciais de universidades públicas da Região Sul brasileira. Os resultados revelaram fragilidades na formação inicial dos futuros docentes, pois o número e a carga horária das disciplinas específicas das áreas são, na maioria dos currículos, reduzidos, bem como suas ementas são marcadas pela generalidade e insuficiência, sugerindo a necessidade de reflexão sobre as disciplinas da área.

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Como Citar
SMANIOTTO, G. C.; SCOS, J. A formação de professores alfabetizadores e de língua portuguesa dos anos iniciais: o que dizem os PPCs de cursos de Pedagogia do Sul do Brasil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21407.055. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21407. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Giselle Cristina Smaniotto, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Linguística, área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora nas áreas de alfabetização, ensino e aprendizagem da língua portuguesa e formação de professores da língua materna.

Prof.ª Josemary Scos, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Formada em Pedagogia (UEPG) e Mestre em Educação (UEPG), atuou como professora na rede Municipal de Educação de Ponta Grossa. Atualmente é Neuropsicopedagoga Clínica no Espaço Acalento. Integrante de projetos de extensão e pesquisa da UEPG.

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