A formação de professores alfabetizadores e de língua portuguesa dos anos iniciais: o que dizem os PPCs de cursos de Pedagogia do Sul do Brasil
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de formação inicial dos professores de língua dos anos iniciais a partir da análise de disciplinas voltadas ao aprender para ensinar a língua. Para tanto, consideram-se a perspectiva enunciativa bakhtiniana e os estudos de letramentos, a fim de avaliar os conteúdos relativos à formação profissional específica, especialmente no que diz respeito aos componentes curriculares de Alfabetização e Língua Portuguesa. A pesquisa documental analisou, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), a carga horária, a denominação e as ementas das disciplinas dessas áreas de cursos de Pedagogia presenciais de universidades públicas da Região Sul brasileira. Os resultados revelaram fragilidades na formação inicial dos futuros docentes, pois o número e a carga horária das disciplinas específicas das áreas são, na maioria dos currículos, reduzidos, bem como suas ementas são marcadas pela generalidade e insuficiência, sugerindo a necessidade de reflexão sobre as disciplinas da área.
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