Notas de peregrinos: percursos e desafios nos modos de fazer pesquisa em educação

Contenido principal del artículo

Mirtes Lia Pereira Barbosa
Rodrigo Saballa de Carvalho

Resumen

O presente artigo, a partir do campo dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault, tem como objetivo discutir os processos metodológicos que possibilitaram o desenvolvimento das pesquisas de Dissertação de Mestrado intituladas: Educação Infantil: práticas escolares e o disciplinamento dos corpos e Práticas Escolares: aprendizagem e normalização dos corpos. Tais pesquisas têm como foco de estudos a discussão a respeito da produtividade do disciplinamento e da normalização dos corpos operados através das práticas escolares desenvolvidas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, serão apresentados e problematizados os caminhos que foram delineados para a realização dessas investigações, as escolhas efetivadas, o campo de estudos, o foco e as questões de pesquisa, os conceitos (que possibilitaram as operações analíticas), a pesquisa de campo, a produção dos dados e a reflexão ética que envolveu o processo investigativo. Assim, estaremos apresentando, neste texto, os elementos que nos permitiram constituir os nossos modos de fazer pesquisa em educação.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
BARBOSA, M. L. P.; DE CARVALHO, R. S. Notas de peregrinos: percursos e desafios nos modos de fazer pesquisa em educação. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1452. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.