CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.403412

Contenido principal del artículo

Rafaela Stopa

Resumen

O artigo apresenta uma abordagem de textos literários realizada com alunos de três turmas de 6ª série do Ensino Fundamental, por meio da estratégia presente no livro Letramento literário: teoria e prática, de Rildo Cosson (2006). A proposta surgiu após visitas à biblioteca escolar, quando foi constatado o baixo interesse dos alunos pela obra de Monteiro Lobato. Tendo em vista a possibilidade que a sequência básica, proposta por Cosson, abre para um enfoque intertextual, ela foi aplicada a partir do texto “A cigarra e a formiga” e suas variadas revisitações, com destaque especial para o livro Fábulas, de Lobato, o primeiro a revitalizar o discurso moralista comumente presente nesse gênero. A abordagem aprimora o olhar crítico do aluno ao ler textos considerados clássicos, em contraponto com as releituras que os autores modernos fazem desses temas, inclusive com o uso de gêneros variados e de ilustrações.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
STOPA, R. CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.403412. Olhar de Professor, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 403–412, 2010. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i2.403412. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1518. Acesso em: 25 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Rafaela Stopa, UENP - Campus Jacarezinho PR - Centro de Letras, Comunicação e Artes

Depto. de Letras - Área: literatura brasileira e produção textualCeletista, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40