Apresentação: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa

Contenido principal del artículo

Dr.ª Adriana Cavalcanti dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-4556-282X
Dr.ª Bárbara Cortella Pereira
https://orcid.org/0000-0003-4068-6417
Dr.ª Giselle Cristina Smaniotto
https://orcid.org/0000-0001-7348-1624
Dr. Nádson Araújo dos Santos
https://orcid.org/0000-0003-2900-0322

Resumen

No aplica.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
SANTOS, A. C. dos .; PEREIRA, B. C. . .; SMANIOTTO, G. C.; SANTOS, N. A. dos . Apresentação: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–5, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.24448.062. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24448. Acesso em: 22 dic. 2024.
Sección
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografía del autor/a

Dr.ª Adriana Cavalcanti dos Santos , Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).  Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e líder do Gellite (Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL).

Dr.ª Bárbara Cortella Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação (Bolsa Capes - abr. 2009 a fev. 2013) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) , Marília/SP, Brasil. De março de 2011 a fevereiro de 2012, realizou estágio de doutorado sanduíche (PDEE/CAPESP) na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) Paris/França, sob a coorientação do Professor Jean Hébrard, no Centre de Recherche sur le Brésil Colonial et Contenporain (CRBC). Mestre em Educação (Bolsas CNPq e FAPESP) pela FFC-Unesp-Marília (2009); graduada em Pedagogia e bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC/Unesp) pela FFC-Unesp-Marília (2006). Atualmente, é Coordenadora Estadual do Projeto "Leitura e Escrita na Educação Infantil", em Mato Grosso (LEEI-MT); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT-Cuiabá) na linha de pesquisa "Culturas Escolares e linguagens"; e Professora Adjunta AII do Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (DEOE/IE/UFMT- Cuiabá). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa "Linguagem Oral, Leitura e escrita na Infância" (GEPLOLEI), desde 2017 e foi Coordenadora do GT 10 "Alfabetização, Leitura e Escrita" da ANPED Centro-Oeste (biênios 2018-2022). De nov. 2022 a abr. 2024, atuou como Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Pedagogia/UFMT). De 2013 a out.2015, foi Professora Interina da disciplina "Métodos e Técnicas de Pesquisa" vinculada ao Departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, campus de Tangará da Serra). Em 2014, foi Professora Formadora em Alfabetização em Língua Portuguesa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Mato Grosso (PNAIC/MEC/UFMT). Integra, desde 2006, o Gphellb - Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil e as equipes executoras dos Projetos Integrados de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil , coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. É autora de livro (Editora UNESP), capítulos de livros, artigos de periódicos, resenha e de textos em anais de eventos.

Dr.ª Giselle Cristina Smaniotto, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Linguística, área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora nas áreas de alfabetização, ensino e aprendizagem da língua portuguesa e formação de professores da língua materna.

Dr. Nádson Araújo dos Santos , Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL), linha de pesquisa: Educação e Linguagem. Pós-doutorado em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor do Magistério Superior do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre (CELA/UFAC). É Professor Permanente do Mestrado em Educação, Linha 2: Formação de Professores, Educação e Linguagens e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAC), Biênio 2023/2024. Docente Permanente do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFAC). Pós-graduado em: Saberes e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa; Tecnologia Educacional; Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica; Alfabetização e Letramento - Anos Iniciais e EJA. Licenciado em Pedagogia e Letras Português/Inglês. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem (Gepel). Associado ABALF e ANPEd. Objetos de estudo: Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos; Leitura e Escrita na Educação Infantil; Letramentos e Multiletramentos; Tecnologias Digitais na Educação; Linguagem e Discurso em Bakhtin e o círculo.

Citas

.