O ingresso de crianças de 6 anos no Ensino Fundamental de 9 anos: o olhar de professores da rede municipal de São Carlos-SP. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0007
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Resumen
Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender de que maneiras os/as professores/as do primeiro ano do ensino fundamental em escolas da rede municipal de São Carlos, concebem, desenvolvem e implementam a política de ampliação do ensino obrigatório, tendo em vista suas demandas e sua influência direta sobre a escola e seus alunos. Para este trabalho, nosso foco é apresentar e analisar o que as coordenadoras e professores, participantes da pesquisa mais ampla, dizem, pensam e entendem sobre o ensino fundamental de nove anos, tendo em vista suas experiências junto aos alunos do primeiro ano deste nível de ensino. Participaram do estudo cinco coordenadoras e dezoito professores de cinco unidades escolares diferentes. Para a coleta de dados foram aplicados questionários contendo questões abertas com todos os participantes. Pode-se concluir, a partir dos depoimentos dos participantes, que a maioria concorda com a ampliação do ensino fundamental para nove anos evidenciando como aspectos positivos da política, a antecipação do ingresso das crianças ao referido nível de ensino e consequente antecipação do processo de alfabetização, pois a partir da ampliação as crianças terão mais tempo para se alfabetizar, maiores oportunidades de aprendizagem e terão o ensino voltado aos seus interesses e necessidades.