As concepções e práticas avaliativas em matemática de um grupo de professores do 5º ano do ensino fundamental e suas relações com a Prova Brasil

Conteúdo do artigo principal

Ildenice Lima Costa
Cleyton Hércules Gontijo

Resumo

O presente artigo visa analisar as concepções e as práticas avaliativas em matemática dos docentes dos anos iniciais de uma escola pública no Distrito Federal - Brasil, a partir de um estudo de caso no qual os participantes da pesquisa foram os professores do 5º ano desta instituição. A utilização de entrevistas semiestruturadas, questionários, roteiros de observações e análise documental permitiram a captação dos dados para a análise qualitativa. Ponderamos acerca da necessidade de ampliar as concepções dos docentes sobre o uso das avaliações em matemática, por meio de ações de formação continuada, a fim de superar: as dimensões curriculares propostas pelos descritores das avaliações em larga escala, a alienação dos docentes e a transmissão mecanizada de conhecimentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, I. L.; GONTIJO, C. H. As concepções e práticas avaliativas em matemática de um grupo de professores do 5º ano do ensino fundamental e suas relações com a Prova Brasil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–17, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14944.209209223336.0226. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14944. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografia do Autor

Ildenice Lima Costa, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília. Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/Universidade de Brasília. Possui especialização em Gestão de Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense - RJ e especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, em Anápolis, GO. Pedagoga pela Universidade de Brasília. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília. Professora da Secretaria de Estado de Educação do DF.

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela mesma univeridade. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, orientando pesquisas nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em educação.