ESCRITA E ORALIDADE: HORA E VEZ DA FALA (WRITING AND SPEAKING: THE SPEAKING TIME) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.403415
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste texto proponho-me, primeiramente, revisitar a história da escrita situando a oralidade; a seguir, com apoio da sociolinguística variacionista, refletir sobre alguns aspectos do funcionamento da língua oral bem como sobre a noção de erro; e, por fim, considerar e sugerir condições para um melhor aproveitamento e desenvolvimento da habilidade oral no ensino de língua materna.
Palavras-chave: Escrita. Oralidade. Ensino.
In this text, firstly I’d like to revisit written history situating orality, and secondly within the variational sociolinguistics support to reflect over a few aspects of the function of oral language as well as error notion, and at last, to consider and suggest conditions for a better advantage and development of the oral skill in mother tongue teaching.
Keywords: Written. Orality. Teaching.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.