Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate

Conteúdo do artigo principal

Diego dos Santos Reis

Resumo

O ensaio traz algumas questões e apontamentos sobre o impacto do novo coronavírus nos processos educativos, com especial atenção para o aprofundamento das desigualdades educacionais em situações de emergência global. Trata-se de tensionar tanto as estratégias adotadas por instituições de ensino, com o predomínio das mediações tecnológicas e utilização de ferramentas digitais, quanto os desafios de educar democraticamente no contexto atual. Finalmente, questionamos: qual o papel e quais são os limites das práticas educativas a distância em um país marcado por desigualdades estruturais?

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DOS SANTOS REIS, D. Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–5, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15592.209209226414.0605. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15592. Acesso em: 25 nov. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)
Biografia do Autor

Diego dos Santos Reis, Univeresidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Pós-Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). É Doutor (2019), Mestre (2015) e Licenciado (2012) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio doutoral no Institut d’Études Politiques de Paris/SciencesPo. Professor Substituto de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da UFRJ. Professor Colaborador III da Faculdade de Educação da USP.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.