Do registro à documentação pedagógica: possibilidades e necessidades docentes
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por objetivo tecer um debate teórico a respeito das práticas avaliativas na Educação Infantil. Para tanto, realiza a exposição pormenorizadas dos ditames da Documentação Pedagógica na Educação Infantil e o modo como esta se desdobra, com vistas à escuta da criança em suas múltiplas linguagens. Alocamos o duplo sentido da Documentação Pedagógica, qual seja, o da avaliação na Educação Infantil, na medida em que enxergamos a possibilidade de ouvir as crianças e de garantir seus direitos por meio de diferentes recursos que captam suas vozes e seus olhares, e o viés da formação docente, visto que o professor não realiza apenas a documentação pedagógica, mas também a utiliza para refletir sobre suas próprias práticas. Para tal, realiza-se o balanço do tema da avaliação no campo da Educação Infantil e o modo como ele vem sendo abordado por diferentes pesquisadores inscritos em seu interior, bem como, apresentamos o curso de formação de professoras(es) formulado e ministrado pelas autoras, conferindo visibilidade ao modo como a mudança de práticas e a transformação de rotinas tornam-se pertinente ao processo de ensinar e aprender por meio de experiências e ao fato de que as crianças possuem diferentes e muitas linguagens para se expressar.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.