Educação e transformação da realidade planetária: esperança e utopia

Conteúdo do artigo principal

Izabel Cristina Petraglia
Elaine T. Dal Mas Dias
Cleide Rita Silvério de Almeida

Resumo

Este texto tem por objetivo estabelecer um diálogo a partir de aproximações entre as ideias de dois pensadores importantes no contexto educacional contemporâneo: Paulo Freire e Edgar Morin. Eles são também contemporâneos na participação no universo social e político desses tempos. Outro objetivo é suscitar a reflexão com e na diversidade, privilegiando a educação como possibilidade de transformação da realidade. Esse estudo se realiza em momento propício para se pensar em caminhos para o enfrentamento de entraves na educação, na ciência, na economia, na política, decorrentes de grave pandemia que, só no Brasil, até agosto de 2020, já havia ceifado mais de 120 mil vidas. Destacamos da obra dos autores, aspectos como: politização do pensamento, amorosidade, esperança e utopia, considerando pontos de convergência. A metodologia é bibliográfica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PETRAGLIA, I. C.; DIAS, E. T. D. M.; ALMEIDA, C. R. S. de. Educação e transformação da realidade planetária: esperança e utopia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16831.209209229775.0907. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16831. Acesso em: 30 abr. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Izabel Cristina Petraglia, Universidade Metodista de São Paulo

Pós-Doutora pelo Centre Edgar Morin, EHESS/CNRS, França. Doutora em Educação pela USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (Brasil) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade – GEPEC/UMESP-CNPq

Elaine T. Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Pós-Doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, pela USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (Brasil)  

Cleide Rita Silvério de Almeida, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Pós-Doutora pelo Centre Edgar Morin, EHESS/CNRS, França. Doutora em Educação pela USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (Brasil).