Relato de experiência reflexivo de estágio supervisionado: prototipação da proposta didática de utilização de podcast como ferramenta educativa

Conteúdo do artigo principal

Prof.ª Ana Paula Silva da Cunha
https://orcid.org/0000-0002-2061-3395
Dr.ª Lucicléia Pereira da Silva
https://orcid.org/0000-0002-5311-2407

Resumo

 


Este trabalho é um relato de experiência desenvolvido no âmbito do estágio supervisionado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Teve como objetivo avaliar se a adoção de podcasts como estratégia de aplicação do conhecimento auxilia no processo de ensino e aprendizagem de alunos da Educação Básica. As atividades foram conduzidas por meio de uma Sequência Didática, apoiada na pedagogia de Paulo Freire e estruturada nos moldes dos Três Momentos Pedagógicos. Os educandos do 1°ano do ensino médio foram desafiados a participar da produção de podcast educativo sobre Poluição e Contaminação das Águas. Três episódios foram produzidos. Ao final, foi aplicado um questionário individual, focado em compreender a percepção dos participantes quanto ao potencial educativo da produção de podcast. Os dados mostram uma compreensão generalizada dos aspectos que potencializam o podcast como ferramenta educativa, bem como a democratização do acesso à tecnologia, permitindo assim a partilha de conhecimentos e experiências.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CUNHA, A. P. S. da; SILVA, L. P. da. Relato de experiência reflexivo de estágio supervisionado: prototipação da proposta didática de utilização de podcast como ferramenta educativa. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22151.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22151. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Prof.ª Ana Paula Silva da Cunha, Universidade Estadual do Pará - UEPA

Possui graduação em CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM QUÍMICA pela Universidade Federal do Pará(2006) e especialização em GESTÃO EDUCACIONAL COM ÊNFASE EM SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO pela Faculdade São Marcos(2021). Atualmente é PROFESSORA da SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Química.

Dr.ª Lucicléia Pereira da Silva, Universidade Estadual do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (2003), é mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPA (2005) e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2016). Professora Adjunto I da Universidade do Estado do Pará e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). Possui experiência e desenvolve pesquisa em Ensino de Química e Ensino de Ciências.

Referências

ALBUQUERQUE, J. V. de; SILVA, L. O. da; LEAL, J. F. P.; SOUZA, R. F. de. Estágio como pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia: diálogos iniciais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 1-22, maio 2022. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v13n3a06.

BARROS, G. C.; MENTA, E. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 1-14, jan./abr. 2007.

BONFIM, D. D. S.; COSTA P. C. F.; NASCIMENTO, W. Jr do. A abordagem dos três momentos pedagógicos no estudo de velocidade escalar média. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v.13, n.1, p. 187-197, 2018.

BRAGA, K. M. de M. C. Podcast: utilização da mídia como instrumento na educação formal. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 1-8, 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v3n1-5.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: htpp://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 6 jul. 2023.

COSTA FILHO, R. B.; SILVA, E. M. da. Ler e escrever na academia: um relato de experiência com o gênero podcast. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 26, p. 1–17, 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20184.008.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

CACCIAMANI, J. L. M.; GARCIA, R. A. G.; SCHIRMANN, R. A interação entre a escola, a universidade e a comunidade na formação de professores em diversos espaços e tempos. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL (SEURS), 37., 2019, Florianópolis – SC. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199378. Acesso em: 16/10/2023.

JESUS, W. B. de. Podcast e Educação: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/121992. Acesso em: 28/09/2023.

KEMMIS, S.; McTAGGART, R. Cómo planificar la investigación-acción. Barcelona: Laertes, 1988.

LEITE, B. S. Tecnologias digitais na educação: da formação à aplicação. São Paulo: Livraria da Física, 2022.

LIMA, K. M. da C. F. M.; CAMPOS, C. de S.; BRITO, A. L. de. O podcast como ferramenta ao ensino: implicações e possibilidades educativas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 7., 2020, Maceió. Anais [...]. Maceió, 2020. Disponível em:https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID5360_26092020221728.pdf. Acesso em: 11/03/2023.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química. 4. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

RIZZATTI, I. M.; MENDONÇA, A. P.; MATTOS, F.; RÔÇAS, G. SILVA, M. A. B. V. da; CAVALCANTI, R. J. S.; OLIVEIRA, R. R. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/actio.v5n2.12657.