REAÇÕES DE PROFESSORAS EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Conteúdo do artigo principal

Márcia Regina do Nascimento Sambugari

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre situações de socialização de professoras de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental durante ações de educação continuada, analisadas com as categorias conceituais habitus e capital cultural, de Pierre Bourdieu. O estudo contou com observação em cursos de formação continuada, questionário e entrevistas. O texto apresenta o percurso teórico-metodológico da pesquisa e explicita tanto a contribuição de estudos sobre educação continuada, formação em serviço, como a perspectiva da socialização profissional do professor, a opção teórica utilizada e a discussão dos dados. As análises apontam que há modos de socialização mais freqüentes e diferentes contextos vivenciados pelas turmas dos cursos como elementos de interferência nas manifestações das professoras. Tais situações didáticas propiciam intensa interação, oportunizando atitudes de aceitação ou de rejeição manifestadas pelas professoras. As atitudes de rejeição não podem ser vistas apenas como manutenção do habitus pelas professoras, mas também como estratégias de luta por elas utilizadas para manutenção de seu capital simbólico. As atitudes de aceitação podem ser entendidas como possibilidades de reestruturação do habitus e ampliação do capital cultural. Com esse estudo buscou-se contribuir com novas perspectivas interpretativas para a educação continuada, pautadas na realidade do educador, nas características da escola, na valorização da experiência e na compreensão da coletividade.

 

 

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
320
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202619
|

Detalhes do artigo

Como Citar
SAMBUGARI, M. R. do N. REAÇÕES DE PROFESSORAS EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1488. Acesso em: 9 abr. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.