REAÇÕES DE PROFESSORAS EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre situações de socialização de professoras de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental durante ações de educação continuada, analisadas com as categorias conceituais habitus e capital cultural, de Pierre Bourdieu. O estudo contou com observação em cursos de formação continuada, questionário e entrevistas. O texto apresenta o percurso teórico-metodológico da pesquisa e explicita tanto a contribuição de estudos sobre educação continuada, formação em serviço, como a perspectiva da socialização profissional do professor, a opção teórica utilizada e a discussão dos dados. As análises apontam que há modos de socialização mais freqüentes e diferentes contextos vivenciados pelas turmas dos cursos como elementos de interferência nas manifestações das professoras. Tais situações didáticas propiciam intensa interação, oportunizando atitudes de aceitação ou de rejeição manifestadas pelas professoras. As atitudes de rejeição não podem ser vistas apenas como manutenção do habitus pelas professoras, mas também como estratégias de luta por elas utilizadas para manutenção de seu capital simbólico. As atitudes de aceitação podem ser entendidas como possibilidades de reestruturação do habitus e ampliação do capital cultural. Com esse estudo buscou-se contribuir com novas perspectivas interpretativas para a educação continuada, pautadas na realidade do educador, nas características da escola, na valorização da experiência e na compreensão da coletividade.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.