Letras em números: o que nos aguarda na terceira década do século XXI?
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Resumo
As discussões sobre formação de professores ganharam nos últimos tempos grande destaque na pesquisa de profissionais da Pedagogia e, mais especificamente, na Linguística Aplicada (LA). No entanto, ainda é incipiente o interesse de linguistas aplicados no que se refere à gestão dos cursos de Letras também como uma pauta relevante. O objetivo do presente texto é de analisar dados dos anos de 2001 e 2018 sobre a concorrência, o ingresso, a quantidade de matriculados e concluintes de licenciaturas em Letras, com ênfase nas habilitações de Língua Inglesa, para traçar possíveis cenários para a década de 2020. O referencial teórico baseia-se nos trabalhos de Calvo (2011), Louzano (2012), Aranha e Souza (2012), Gatti (2014) e Silva (2015). A metodologia adotada baseia-se na pesquisa bibliográfica e na análise estatística. Os resultados apontam para uma possível mudança radical nos cursos de Letras, os quais tendem as ser ofertados majoritariamente por Educação a Distância (EaD).
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