Rastreamento ocular e a educação especial inclusiva: uma revisão sistemática

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Ms. Leonardo dos Santos Batista
https://orcid.org/0000-0002-6774-5715
Dr.ª Kate Mamhy Oliveira Kumada
https://orcid.org/0000-0002-5278-9782
Dr.ª Priscila Benitez
https://orcid.org/0000-0003-3501-7606

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo a investigação do uso do rastreio ocular na educação inclusiva, visto que essa ferramenta é uma maneira de medida implícita e não invasiva da medida do olhar. Tais dados podem atuar como avaliadores do processo atencional durante a realização de atividade pedagógica por estudantes pertencentes ou não da Educação Especial e Inclusiva. Nos questionamos então “Como o rastreamento ocular está sendo utilizado na educação matemática sob a perspectiva do desenho universal para aprendizagem?”. Para responder, realizamos uma revisão sistemática nos bancos de dados nacionais e internacionais. Identificamos uma lacuna quanto a um público diverso, com trabalhos anteriores sempre mantendo um perfil comportamental pouco detalhado ou muito homogêneo, bem como recursos visuais não muito elaborados. Ao fim, propomos um protocolo que compilou todas as especificações dos métodos utilizados, contendo as informações frequentemente registradas pela literatura, o detalhamento de perfil e de métricas do ramo. Contribuindo para a área de rastreio ocular no contexto da Educação Especial e Inclusiva.

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Como Citar
BATISTA, L. dos S.; KUMADA, K. M. O. .; BENITEZ, P. . Rastreamento ocular e a educação especial inclusiva: uma revisão sistemática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.19672.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/19672. Acesso em: 27 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Ms. Leonardo dos Santos Batista, Universidade Federal do ABC - UFABC

Bacharel em Ciência e Tecnologia e Licenciade em Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Membro do Grupo de Pesquisa SueLi, onde participa de projetos de desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos inclusivos. Atualmente cursa Pós-graduação stricto sensu em Engenharia e Gestão da Inovação pela mesma instituição.

Dr.ª Kate Mamhy Oliveira Kumada, Universidade Federal do ABC - UFABC

Pedagoga com habilitação em Educação Especial na área da surdez (Unesp), Especialista em Surdez, desenvolvimento e inclusão e Mestre em Linguística Aplicada (Unicamp) e Doutora em Educação na área da educação especial (USP). Atualmente é docente da Universidade Federal do ABC (UFABC) e professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC).

Dr.ª Priscila Benitez, Universidade Federal do ABC - UFABC

Doutora em Psicologia pela UFSCar, Professora Adjunta no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC, Pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino - INCT-ECCE (Deisy G. de Souza, presidente) financiado pelo CNPq (#573972/2008-7) e FAPESP (2008/57705-8)

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