O campo acadêmico da educação especial como ponto de encontro entre universidade e escola

Conteúdo do artigo principal

Marilza Pavezi
Priscila Benitez
https://orcid.org/0000-0003-3501-7606
Rosana de Castro Casagrande
https://orcid.org/0000-0001-8341-6199

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, a partir da parceria colaborativa entre escola e universidade. Como fundamentação teórica foram utilizados Bourdieu (2014); Rousseau (1995, 2008) e diversos autores da Educação Especial e Inclusiva. Para atingirmos o objetivo, o trabalho qualitativo, de cunho bibliográfico abarcou aspectos voltados: (i) conceitos, concepções e paradigmas que permeiam a Educação Especial brasileira; (ii) Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da Educação Inclusiva; e (iii) O papel da universidade brasileira e o campo acadêmico da Educação Especial: ações extensionistas, de ensino e de pesquisa. Destacamos que é fundamental uma atuação acadêmica que supere os discursos individuais, dada à interdisciplinaridade necessária para solução das demandas educacionais típicas desse contexto.

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Detalhes do artigo

Como Citar
PAVEZI, M. .; BENITEZ, P. .; CASAGRANDE, R. de C. O campo acadêmico da educação especial como ponto de encontro entre universidade e escola. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.19859.093. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/19859. Acesso em: 27 dez. 2024.
Seção
Educação Inclusiva: pesquisas, políticas e práticas pedagógicas
Biografia do Autor

Marilza Pavezi, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Educação. Professora da Universidade Federal de Alagoas/UFAL – Campus do Sertão.

Priscila Benitez, Universidade Federal do ABC - UFABC

Doutorado em Psicologia. Professora da Universidade Federal do ABC/UFABC. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).

Rosana de Castro Casagrande, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Brasil

Graduada em Biologia e bacharelado em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atua como docente no departamento de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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