A Pedagogia de Projetos de Trabalho e a perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski: uma proposta de intervenção
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A transição do século XX para o século XXI caracteriza-se, em linhas gerais, pelo questionamento das bases da modernidade, quais sejam a objetividade, a racionalidade, a especialização de saberes, a neutralidade da Ciência, entre outras. Nesse contexto, a escola perdeu o status de única fonte de conhecimento, passando este a ser entendido como relativo, provisório e não linear. Compreendendo que a escola não pode ignorar esta transição, este trabalho propõe uma intervenção pedagógica com um grupo de professores em formação inicial, no contexto do Ensino Remoto durante a pandemia de COVID-19, cujo objetivo foi apresentar os jogos pedagógicos, baseados na Pedagogia de Projetos de Trabalho e na perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski, como uma possibilidade para a abordagem de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. Os resultados indicam as potencialidades dos Projetos de Trabalho na organização curricular, contribuindo para uma formação mais crítica e reflexiva, voltada para a transformação e a participação social.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
AIKENHEAD, G. S. Research into STS science education. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4005. Acesso em: 16 nov. 2023.
BARROS, R. L.; SOUZA, A. C. R. Ciência, Tecnologia e Sociedade e suas interações no contexto Educacional Brasileiro. Nuances: estudos sobre Educação, v. 30, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6712. Acesso em: 16 nov. 2023.
BINATTO, P. F.; CHAPANI, D. T.; DUARTE, A. C. S. Formação reflexiva de professores de ciências e enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade: possíveis aproximações. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 131-152, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p131. Acesso em: 16 nov. 2023.
DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, n. 45, p. 57-67, 2013. DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3822. Acesso em: 06 nov. 2023.
DAMIANI, M. F. Sobre pesquisas do tipo intervenção. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Anais do XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Campinas: UNICAMP, 2012. Disponível em: https://www.andipe.com.br/eventos-anteriores. Acesso em 16 nov. 2023.
ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Tradução: Jussara Haubert Rodrigues. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. Em Vigotski et al., Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem (pp.119-142). São Paulo: Ícone, 2016.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos: Planejamento e gestão de projetos educacionais. 8 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
OLIVEIRA, A. M. Jogos digitais e aprendizagem: um estudo pela perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 3, 2020. DOI: 10.3895/rbect.v13n3.10420. Acesso em: 06 nov. 2023.
OLIVEIRA, G. C. A.; NETO, A. T. Inter, Trans, Pluri e Multi (Disciplinaridade). Como esses conceitos contribuem para a sala de aula do professor de Língua Nacional? Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315117568_INTER_TRANS_PLURI_E_MULTI_DISCIPLINDISCIPL_COMO_ESSES_CONCEITOS_CONTRIBUEM_PARA_A_SALA_DE_AULA_DO_PROFPROFE_DE_LINGUA_NACIONAL. Acesso em: 16 nov. 2023.
PEDRAZA, M.; GEBRAN, R. A. Projetos de Trabalho: uma alternativa educativa para a ação pedagógica e para a gestão escolar. Revista Estudos, v. 14, n. 14, p. 247-277, 2010. Disponível em: http://ojs.unimar.br/index.php/estudos/article/view/831. Acesso em: 06 nov. 2023.
PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch no Brasil, repercussões no campo educacional. Tese de Doutorado. Brasília: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9123/1/2010_ZoiaRibeiroPrestes.pdf. Acesso em: 16 nov. 2023.
SAMAGAIA, R.; PEDUZZI, L. O. Q. Uma experiência com o projeto Manhattan no ensino fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, p. 259-276, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/L5x63ZMH6MNVDdwbg6tG5bf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 06 nov. 2023.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 2, p. 110-132, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/QtH9SrxpZwXMwbpfpp5jqRL. Acesso em: 16 nov. 2023.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos avançados, v. 2, p. 46-71, 1988. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/YgSSRgJjZgtbpBLWxr6xPHr/. Acesso em 06 nov. 2023.
SILVA, K. M. A. E.; SANTOS, W. L. P. Natureza epistêmica das Questões Sociocientíficas: uma análise a partir do pensamento complexo. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia/SP, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=epist%EAmica. Acesso em: 16 nov. 2023.
SOUSA, J. M. Uma escola que se esgotou. Mátria Digital, n. 6, p. 826-839, 2018. Disponível em: https://digituma.uma.pt/handle/10400.13/4251. Acesso em: 06 nov. 2023.
VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Tradução: Zóia Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, v. 8, n. 1, p. 23-36, 2008. Disponível em: https://atividart.files.wordpress.com/2016/05/a-brincadeira-e-seu-papel-no-desenvolvimento-psiquico-da-crianc3a7a.pdf. Acesso em: 06 nov. 2023.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. 4 ed. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKI, Lev. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
VIGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.