Libras para a comunidade acadêmica: um relato da experiência formativa na Universidade Federal de Campina Grande

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Dr.ª Aparecida Carneiro Pires
Prof.ª Adriana Moreira de Souza
Geonara Souza Oliveira

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de um curso de extensão em Libras oferecido no primeiro semestre de 2024, pela Universidade Federal de Campina Grande. Objetivou discutir o percurso formativo sobre o surdo e a Libras para subsidiar as práticas de professores e servidores da referida universidade. A metodologia contemplou uma pesquisa bibliográfica de caráter de revisão narrativa da literatura, seguida de dados documentais oriundos dos registros da professora, editais e instrumentos didáticos utilizados por ela durante a realização do curso, como a avaliação e os registros do professor. Os dados foram analisados em uma abordagem qualitativa, pautada na interpretação dos fenômenos sem quantificá-los. Sendo assim, o curso propiciou o envolvimento dos participantes nas atividades propostas, a conclusão dos discentes com uma bagagem significativa sobre a Língua de sinais e a pessoa surda.


 

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Como Citar
PIRES, A. C.; CORRÊA, A. M. de S. .; OLIVEIRA, G. S. Libras para a comunidade acadêmica: um relato da experiência formativa na Universidade Federal de Campina Grande. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.23882.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23882. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Aparecida Carneiro Pires, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014) e Pós doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Atua como docente Adjunto II da Universidade Federal de Campina Grande, na Unidade de Educação, do Centro de Formação de Professores (UFCG/UAE/CFP), e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), como docente permanente da Linha 1 - História, Política e Gestão Educacionais. Tem experiência na área de Educação Superior, Educação Básica (infantil), Formação e profissionalização; políticas públicas e gestão da educação; docência; processos educacionais; práticas pedagógicas; currículo, didática e métodos de ensino; reflexões sobre humanidades, lingua(gens), culturas digitais, mídia e educação. Com ênfase em Formação e prática docente.

Prof.ª Adriana Moreira de Souza , Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestra em ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Libras da Universidade Federal de Campina Grande.

 

Geonara Souza Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduada em letras libras pela Universidade federal rural do semiárido - UFERSA
Especialista em Libras, tradutora intérprete de libras.

 

Referências

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