A formação de professores para a educação profissional e tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0009

Conteúdo do artigo principal

Maria Adélia Costa

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa em desenvolvimento no doutorado em educação. Tem como objetivo compreender as políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica (EPT) e a sua materialização nos currículos dos cursos de licenciaturas ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) de Minas Gerais. Para tanto, se considera a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e a transformação do CEFET’s e das escolas agrotécnicas, pertencentes a essa rede, em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, (IFET). Nesse sentido, uma de nossas problematizações se fez a partir de reflexões sobre a materialidade dos currículos, por concebê-los como instrumentos inerentes ao processo formal de educação e também, à medida que se propõe a desvelar as concepções e intenções de formação de professores especificamente para a EPT no Brasil. Contudo, embora se tenha delimitado como campo empírico, os IFETs de Minas Gerais, se fez necessária uma incursão no quadro geral das ofertas das licenciaturas no país, no sentido de conhecer quais as áreas científicas predominam nessas licenciaturas no contexto nacional. Todavia, podemos perceber que no País, ainda não se confirmaram políticas de formação de professores para a EPT e que pelas propostas evidenciadas nos currículos das licenciaturas investigadas, não se tem clareza da objetividade e da materialidade da formação de professores para a educação profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, M. A. A formação de professores para a educação profissional e tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0009. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 173–184, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4143. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Maria Adélia Costa, CEFET-MG

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), 1992. Especialização em Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica - PROEJA, pelo CEFET-MG, 2006. Mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Doutorado em Educação na Faculldade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade. Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Formação Humana, UFU. Atua como Assessora de Ensino do CEFET-MG Campus Contagem. Participa, no CEFET-MG, em projetos de extensão que visam a formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica.