Afinal para que serve a Educação Infantil?

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Anete Abramowicz
https://orcid.org/0000-0002-4714-3602
Dr.ª Sonia Kramer
https://orcid.org/0000-0002-5776-2677

Resumo

Este artigo em comemoração aos 25 anos da Revista Olhar de Professor retoma parte do artigo “Educação infantil e a escola fundamental de 9 anos”, publicado nesta revista em 2009, a fim de debater o que ocorreu na Educação Infantil nesses últimos 14 anos. Buscamos analisar algumas políticas públicas implementadas, bem como avanços e retrocessos em relação à educação das crianças em creches e pré-escolas. Apontamos problemas contemporâneos da Educação Infantil, buscando mostrar a maneira pela qual a criança vem sendo capturada por saberes e poderes atribuindo-lhe uma essência e despolitizando a educação infantil. Ao final do artigo, buscamos responder à questão: Afinal para que serve a Educação Infantil?


 

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Como Citar
ABRAMOWICZ, A.; KRAMER, S. . Afinal para que serve a Educação Infantil?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–11, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22414.065. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22414. Acesso em: 8 abr. 2025.
Seção
Dossiê Comemorativo 25 anos
Biografia do Autor

Dr.ª Anete Abramowicz, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP

Socióloga. Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da USP. Professora Titular Sênior do Centro de EDucação e Ciências Humanas da UFSCar.

Dr.ª Sonia Kramer, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC RJ

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1975), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio (1981), Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), Pós-doutorado na Steihardt School of Education/New York University. É Professora Emérita da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena o Curso de Especialização em Educação Infantil, o Grupo de pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (INFOC), o Curso Trajetórias Judaicas, realizado em convênio PUC-Rio e Museu de Arte do Rio/MAR; o "Núcleo Viver com Yiddish: pesquisas, cursos e projetos culturais" que integra o Instituto de Altos Estudos em Humanidades da PUC-Rio; o Projeto de Pesquisa: "Mulheres que escreviam em Yiddish: memória, resistência e superação". Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, infância, formação de professores, políticas públicas e educação, alfabetização, leitura e escrita, estudos judaicos. Desde 2016 atua em pesquisa, ensino e extensão com língua e cultura Yiddish, em particular música e literatura. Principais autores de estudo e reflexão: Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Martin Buber, Lev Vigotski, Paulo Freire, Leandro Konder e Hilton Japiassu, Kadja Molodowski, entre outras.

Referências

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