Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humano
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo principal neste trabalho é focalizar alguns aspectos da Educação Física Escolar utilizando como referencial teórico uma das teorias que tratam do Desenvolvimento Humano, a Teoria Ecológica de Urie Bronfenbrenner, interpretada e discutida pelo Profº Rui Jornada Krebs. Primeiramente evidencia-se alguns questionamentos que permeiam a Educação Física Escolar, os quais fazem parte da realidade que vivencia-se e das preocupações que se têm. Em seguida, aborda-se sobre o Desenvolvimento Humano, sua relação com o comportamento e seus principais princípios numa perspectiva ecológica. Dentre as teorias emergentes que tratam do Desenvolvimento Humano, optou-se pela Teoria Ecológica de Urie Bronfenbrenner para discutir algumas questões que permeiam a Educação Física Escolar. Dessa forma, situa-se a escola enquanto um microssistema, a aula de Educação Física como atividade molar, os diferentes papéis que são vivenciados pelas pessoas, principalmente o aluno, no ambiente da escola, assim como, as estruturas interpessoais que nela são estabelecidas. Algumas considerações são colocadas no término do trabalho não no sentido de concluir, mas de instigar outros questionamentos que envolvem o tema em questão e que possam vir a colaborar para seu enriquecimento.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.