Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e o Atendimento Educacional Especializado

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Vitória de Araujo Zanchetti
https://orcid.org/0000-0002-7964-273X
Solange Franci Raimundo Yaegashi
https://orcid.org/0000-0002-7666-7253
Sharmilla Tassiana de Souza
https://orcid.org/0000-0002-9832-4745

Resumo

Como integrantes do público alvo da educação especial, os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação têm direito ao atendimento educacional especializado. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar o estado do conhecimento sobre o trabalho desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais e nos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando analisar as teses e dissertações publicadas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), no período entre 2011 a 2020. Os resultados revelam que o trabalho desenvolvido no AEE enfrenta muitos desafios, como: dificuldades na identificação desses discentes, o não cumprimento das políticas públicas, infraestrutura precária e formação deficitária dos profissionais que atuam com este público. Concluímos que apesar das dificuldades, este atendimento se mostra de suma importância a este alunado.

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Detalhes do artigo

Como Citar
ZANCHETTI, V. de A. .; YAEGASHI, S. F. R.; SOUZA, S. T. de . Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e o Atendimento Educacional Especializado. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–22, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.18288.086. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18288. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Educação Inclusiva: pesquisas, políticas e práticas pedagógicas
Biografia do Autor

Vitória de Araujo Zanchetti, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

 

Sharmilla Tassiana de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

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