Parcerias público-privado na esfera municipal: implicações para a gestão e oferta educacional

Autores

  • Maria Dilneia Espíndola Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Andressa Gomes de Rezende Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i1.0004

Resumo

O trabalho analisa as implicações da parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande e o Instituto Ayrton Senna, para a gestão do sistema de ensino e de escolas no período de 2001 a 2004, no âmbito da implantação do Programa Escola Campeã. Pontua-se que a Secretaria Municipal de Educação assumiu tal programa como projeto principal de gestão do sistema e de escolas. Trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental. Não obstante o Programa Escola Campeã ter como objetivo melhorar o desempenho do Ensino Fundamental por meio de incentivos à autonomia da escola, melhor aplicação dos recursos financeiros e equidade social, na unidade escolar em questão houve alteração na forma de gestão, mas não o suficiente para mudar os indicadores educacionais. Observou-se que, de forma geral, programas dessa natureza têm como objetivo principal materializar a gestão gerencial em substituição à gestão democrática do ensino instituída pela legislação educacional em vigor.

 

Palavras-chave: Política Educacional. Gestão da Educação. Parceria Público-Privado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Dilneia Espíndola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Andressa Gomes de Rezende Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2014-04-01

Como Citar

FERNANDES, M. D. E.; ALVES, A. G. de R. Parcerias público-privado na esfera municipal: implicações para a gestão e oferta educacional. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 69–90, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i1.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5000. Acesso em: 22 nov. 2024.