Avaliação das aprendizagens no ensino superior: práticas, reflexões e experiências no curso de Educação Física

Conteúdo do artigo principal

Me. Mariana Serrano Pipa
https://orcid.org/0000-0002-3525-4049
Dr. Nei Jorge Santos Junior
https://orcid.org/0000-0002-5943-8328

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as práticas avaliativas do processo de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A metodologia parte de uma pesquisa qualitativa. O método utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado, composto por oito perguntas abertas e fechadas. Contribuíram, como sujeitos da pesquisa, dezenove discentes do referido curso. Os dados obtidos e analisados apontam que, para esse grupo de discentes, a avaliação é fundamental no processo de ensino e, sendo utilizada de forma justa e inclusiva, pode contribuir para a formação crítica e reflexiva. Assim, conclui-se que as discussões que envolvem a temática têm contribuído para que parte dos docentes incorporem novos conceitos e perspectivas sobre a avaliação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PIPA, M. S. .; SANTOS JUNIOR, N. J. Avaliação das aprendizagens no ensino superior: práticas, reflexões e experiências no curso de Educação Física. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20315.031. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20315. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Mariana Serrano Pipa, Secretaria Municipal de Educação - SMEC- Itaguaí / SMECE - Seropédica

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGduc. Especialista em Pedagogia da Educação Física e do Esporte/ UFRRJ. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013). Professora da Rede Municipal de Itaguaí. Ex - bolsista CAPES - PIBID. Membro do Laboratório de História da Educação Latino-Americana (LHELA).

Dr. Nei Jorge Santos Junior, Faculdade Unilagos/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física. Atualmente exerce a função de coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da FAC-Unilagos, atuando também nas disciplinas: Aspectos Históricos da Educação Física e Didática Aplicada à Educação Física. Na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atuou como professor substituto, nas disciplinas Didática II e Estágio Supervisionado. Tem experiência nas áreas de História da Educação Física, esportes e Prática de Ensino. É pesquisador do grupo Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ) e do Laboratório de Comunicação e História (UNIRIO), atuando nas linhas de pesquisa: História Cultural do Esporte, Corpo, Subúrbios e História comparada das práticas corporais.

Referências

BLOOM, B., HASTINGS, M. Manual de Avaliação Formativa e Somativa do Aprendizado Escolar. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1983.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In: Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago. n.23, p.156-168. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/99YrW4ny4PzcYnSpVPvQMYk/?lang=pt# Acesso em: 20 fev. 2022.

DEPRESBITERIS, L. Avaliação da aprendizagem: revendo conceitos e posições. In: SOUZA, C. (Org.). Avaliação do rendimento escolar. Campinas: Papirus, 2004. p. 51-79.

ESCUDERO, N. T. G.; NEIRA, M. G. Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 49, p. 285–304, 2011. DOI: 10.18222/eae224920111977. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1977. Acesso em: 20 fev. 2022.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1987.

GOMES, L. R. et al. Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno. Pro-Posições, v. 18, n. 2 (53) - maio/ago. 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643558. Acesso em: 20 fev. 2022.

HOFFMAN, J. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Editora Mediação, 1996.

HOFFMAN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2014.

HOFFMAN, J. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Avaliação do rendimento escolar. São Paulo: FDE, p. 51-9, 1994.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

LUDKE, M.; PÔRTO SALLES, M. M. Q. Avaliação da aprendizagem na educação superior. In: LEITE, D. B. C. e MOROSINI, M. Universidade Futurante. Campinas: Papirus, 1997.

MASETTO, M. T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. Temas e textos em metodologia do ensino superior. São Paulo: Papirus, 2001.

MASETTO, M. T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010.

PACHECO, J.A. O pensamento e a ação do professor. 1995. Porto: Porto Editora. 1995.

REHEM, C. C. F.; MELO, M. A. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: novos discursos e velhas práticas. Revista de Educação (PUCCAMP), v. 25, p. 59-66, 2008. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/94. Acesso em: 20 fev. 2022.

SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. Petrópolis: Vozes,1995.

SANTOS, W. dos; MAXIMIANO, F. de L. Avaliação na educação física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Revista brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, p. 883-896, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/jxf3jfJ64xbmMwtgQcKZqFn/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 fev. 2022.

SANTOS JUNIOR, N. J. dos. Os corpos na escola: identidades, mídias e reflexões. In: SANTOS JUNIOR, N. J. dos; SILVA, G. V.; LOPES, D’A. Zacché. (Org.). Educação em debate: reflexões, experiências e desafios. 1ed.Curitiba: Appris, 2022, v. 1, p. 133-146.

SANTOS JUNIOR, N. J. et al. A dança da escola: reflexões necessárias à Educação Física escolar. Arquivos em Movimento, v. 16, n. 1, p. 167-178, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/viewFile/28446/pdf%20dan%C3%A7a%20ok Acesso em: 20 fev. 2022.

SANTOS JUNIOR, N. J. dos. Eles compreendem de outro jeito: mídia, educação física escolar e possibilidades. Arquivos em Movimento, v. 8, p. 65-78, 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/9206 Acesso em: 20 fev. 2022.

SANTOS JUNIOR, N. J. dos; SILVA, G. V.; LOPES, D’A. Educação, Diversidade e Direitos Humanos: Reflexões Necessárias. In: SANTOS JUNIOR, N. J. dos; SILVA, G. V.; LOPES, D’A. Zacché. (Org.). Educação em debate: reflexões, experiências e desafios. 1ed.Curitiba: Appris, 2022, v. 1, p. 63-74.

SOBRINHO, J. D. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação, v. 13, n. 1, p. 193-207, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772008000100011. Acesso em: 20 fev. 2022.

SOBRINHO, J. D. Políticas de Avaliação, Reforma do Estado e da Educação Superior.In: ZAINKO, M. A.; GISI, M. L. (orgs). Políticas e Gestão da Educação Superior. Coleção Educação: gestão e política, 2. Florianópolis: Insular, 2003.

SOBRINHO, J. D. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002.

SOUZA, N. M. P. de. Tendências da avaliação do ensino aprendizagem na educação física escolar. Dissertação de mestrado. Universidade Gama Filho: Rio de Janeiro, 1990.

STRUYVEN, K.; DOCHY, F.; JANSSENS, S. Students’ perceptions about evaluation and assessment in higher education: a review. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 30, n. 4, p. 325–341, Aug. 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/02602930500099102. Acesso em: 20 fev. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física. Seropédica, 2020.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2000.

VIEIRA, M. G. C.; SANTOS JUNIOR, N. J. dos. Por uma educação inclusiva? Percepções de professores/as de Educação Física da rede municipal de Araruama-RJ acerca da inclusão de estudantes com deficiências. Temas em Educação Física Escolar, v. 6, p. 105-122, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v6i1 Acesso em: 20 fev. 2022.