Avaliação das aprendizagens no ensino superior: práticas, reflexões e experiências no curso de Educação Física

Conteúdo do artigo principal

Me. Mariana Serrano Pipa
https://orcid.org/0000-0002-3525-4049
Dr. Nei Jorge Santos Junior
https://orcid.org/0000-0002-5943-8328

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as práticas avaliativas do processo de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A metodologia parte de uma pesquisa qualitativa. O método utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado, composto por oito perguntas abertas e fechadas. Contribuíram, como sujeitos da pesquisa, dezenove discentes do referido curso. Os dados obtidos e analisados apontam que, para esse grupo de discentes, a avaliação é fundamental no processo de ensino e, sendo utilizada de forma justa e inclusiva, pode contribuir para a formação crítica e reflexiva. Assim, conclui-se que as discussões que envolvem a temática têm contribuído para que parte dos docentes incorporem novos conceitos e perspectivas sobre a avaliação.

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Detalhes do artigo

Como Citar
PIPA, M. S. .; SANTOS JUNIOR, N. J. Avaliação das aprendizagens no ensino superior: práticas, reflexões e experiências no curso de Educação Física. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20315.031. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20315. Acesso em: 12 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Mariana Serrano Pipa, Secretaria Municipal de Educação - SMEC- Itaguaí / SMECE - Seropédica

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGduc. Especialista em Pedagogia da Educação Física e do Esporte/ UFRRJ. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013). Professora da Rede Municipal de Itaguaí. Ex - bolsista CAPES - PIBID. Membro do Laboratório de História da Educação Latino-Americana (LHELA).

Dr. Nei Jorge Santos Junior, Faculdade Unilagos/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física. Atualmente exerce a função de coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da FAC-Unilagos, atuando também nas disciplinas: Aspectos Históricos da Educação Física e Didática Aplicada à Educação Física. Na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atuou como professor substituto, nas disciplinas Didática II e Estágio Supervisionado. Tem experiência nas áreas de História da Educação Física, esportes e Prática de Ensino. É pesquisador do grupo Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ) e do Laboratório de Comunicação e História (UNIRIO), atuando nas linhas de pesquisa: História Cultural do Esporte, Corpo, Subúrbios e História comparada das práticas corporais.

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