A Cultura de Paz nas escolas municipais de Ponta Grossa sob a óptica da complexidade
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Resumo
Este estudo investigou a Cultura de Paz sob a perspectiva da complexidade, com o objetivo de analisar estratégias utilizadas para sua promoção em duas escolas municipais de Ponta Grossa. Adotou-se uma abordagem qualitativa, exploratória, baseada em uma pesquisa de campo, a qual foi desenvolvida com 43 participantes, por meio de entrevista semiestruturada, todas gravadas em áudio mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O referencial teórico baseou-se em Farias e Bicalho (2024), Morin (2011), Nascimento (2021) e Salles Filho (2019). Os resultados revelam que, embora a importância da Cultura de Paz seja reconhecida, persistem desafios relacionados à formação dos profissionais, à aplicação prática e à necessidade de maior articulação entre escola e família. Estratégias eficazes exigem mudanças estruturais e uma abordagem transdisciplinar que favoreça práticas de diálogo, mediação e convivência.
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