A Cultura de Paz nas escolas municipais de Ponta Grossa sob a óptica da complexidade

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Karin Lucila Ranchil
Me. Karine Ferreira Monteiro
Dr.ª Karina Regalio Campagnoli

Resumo

Este estudo investigou a Cultura de Paz sob a perspectiva da complexidade, com o objetivo de analisar estratégias utilizadas para sua promoção em duas escolas municipais de Ponta Grossa. Adotou-se uma abordagem qualitativa, exploratória, baseada em uma pesquisa de campo, a qual foi desenvolvida com 43 participantes, por meio de entrevista semiestruturada, todas gravadas em áudio mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O referencial teórico baseou-se em Farias e Bicalho (2024), Morin (2011), Nascimento (2021) e Salles Filho (2019). Os resultados revelam que, embora a importância da Cultura de Paz seja reconhecida, persistem desafios relacionados à formação dos profissionais, à aplicação prática e à necessidade de maior articulação entre escola e família. Estratégias eficazes exigem mudanças estruturais e uma abordagem transdisciplinar que favoreça práticas de diálogo, mediação e convivência.

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Como Citar
RANCHIL, K. L. .; MONTEIRO, K. F. .; CAMPAGNOLI , K. R. A Cultura de Paz nas escolas municipais de Ponta Grossa sob a óptica da complexidade. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–26, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24800.036. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24800. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Karin Lucila Ranchil, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa.

Me. Karine Ferreira Monteiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (2020) e em Psicopedagogia clínica e institucional pelo ESAP (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Possui experiência docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: transdisciplinaridade, complexidade, estágio curricular supervisionado e gestão educacional. Atua como professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, no Departamento de Pedagogia. Professora pesquisadora mentora/orientadora do Programa de Desenvolvimento Educacional do estado do Paraná (PDE). É integrante da equipe gestora do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão "Docência no Ensino Superior" (DES/UEPG); Supervisora do Projeto de Extensão "Laboratório Multidisciplinar de Ensino do Curso de Pedagogia" (LAMPE/UEPG) e do grupo de estudos "Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação" (GECOMTE/UEPG); Integrante do Grupo de Pesquisa PEFOP - "Paradigmas Educacionais e Formação de Professores" (PUCPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em "Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática" (TESSITURA/UFPR).

Dr.ª Karina Regalio Campagnoli , Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Professora colaboradora da UEPG e da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa - Paraná (Anos Iniciais do Ensino Fundamental).

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