O eclipse da pedagogia nos documentos oficiais que orientam a formação do/a pedagogo/a

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Dr.ª Aline Daiane Nunes Mascarenhas
https://orcid.org/0000-0002-7372-5411

Resumo

Este artigo se consubstancia de uma análise crítica para refletir sobre a significação atribuída a Pedagogia nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (2006) e na Resolução 02/2019 do CNE que estabelece a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (DCN-BNC). A metodologia empregada utilizou como corpus de análise os documentos oficiais que orientam os cursos de Pedagogia no país, a Resolução CNE/CP 01/2006 e a Resolução CNE/CP nº 2/2019. A Pedagogia como um campo epistemológico historicamente não encontra lugar nos documentos oficiais que orientam a formação dos pedagogos/as no país, desse modo, vai se naturalizando no Brasil a lógica da Pedagogia apenas como um curso de licenciatura, apartada da sua dimensão epistemológica.

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Como Citar
MASCARENHAS, A. D. N. O eclipse da pedagogia nos documentos oficiais que orientam a formação do/a pedagogo/a. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21416.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21416. Acesso em: 30 abr. 2024.
Seção
Dossiê: O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as
Biografia do Autor

Dr.ª Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestrado e Doutorado em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pós Doutorado (andamento) pela Universidade Federal de Goiás. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE. 

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