Municipal educational management: what do the studies reveal? Municipal educational management: what do the surveys reveal?

Main Article Content

Dr.ª Joane Vilela Pinto
https://orcid.org/0000-0002-0227-4887
Dr.ª Yoshie Ussami Ferrari Leite
https://orcid.org/0000-0003-4410-1236

Abstract

This article presents a literature review on educational management. It seeks to identify and analyze theories and practices related to the topic adopting a qualitative approach. It aims to learn about management practices and factors that influence education, as well as the challenges and impacts on the educational policies on school systems. Through the analysis it was able to identify recurrent interference of multilateral organizations and large conglomerates, such as the World Bank. In addition, researchers warned through a risk assessment about the growth of capitalist strategies for the perpetuation of its practices in the Brazilian context. Another relevant point identified was the persistence of the managerial vision applied towards the practice of administrators, along with the presence of patrimonialism and the absence of opportunities for the participation of teachers in the definition of policies implemented in administration at municipal level. This study hopes to contribute towards the academic debate on the topic.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
PINTO, J. V.; LEITE , Y. U. F. . Municipal educational management: what do the studies reveal? Municipal educational management: what do the surveys reveal? . Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–27, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22321.025. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22321. Acesso em: 21 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Dr.ª Joane Vilela Pinto, Universidade Estadual Paulista - UNESP

PhD student in Education at Universidade Estadual Paulista - Unesp. Master in Teaching from the State University of Western Paraná - Unioeste (2019). Member of the Technology, Innovation and Teaching Research Group (GTIE) at Unioeste. Member of the Teacher Training, Public Policies and School Space Research Group (GPFOPE). Public Policies and School Space (GPFOPE), linked to the Postgraduate Program in Education at UNESP. Graduated in Languages from the State University of Western Paraná - Unioeste (1993). Master's Degree in Leadership and Public Management from the Center for Public Leadership and Harvard Kennedy School - USA (2015). Specialist in Special Education (2006). Specialist in Literacy, Early Childhood Education and Initial Series (2003). Specialist in School Administration and Supervision (1996). She was Coordinator of the Pedagogical Team, Director of the Elementary School Department and Municipal Secretary of Education of Foz do Iguaçu (2005-2012). She was Director of Technical Guidance, Deputy Secretary of Education and Substitute Secretary of Education for the city of São Paulo (2013 - 2016). Former Coordinator of the São Paulo Municipal Education Forum. She has experience in Public Management, Public Educational Management and Pedagogical Work Management.

 

Dr.ª Yoshie Ussami Ferrari Leite , Universidade Estadual Paulista - UNESP

Livre-docente pela Unesp/FCT/Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/FCT/Campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais e escola pública. Líder do Grupo de Pesquisa: Formação de professores, políticas públicas e espaço escolar. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, no período de 2004 a 2007.

References

ALBUQUERQUE, E. M. A implementação do programa Gestão Nota 10 no sistema municipal de educação de Mossoró/RN (2005 a 2009). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14424 Acesso em: 5 mar. 2021.

ANDRÉ, M.; GATTI, B. A. Métodos qualitativos de pesquisa em educação no Brasil: origens e evolução. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO-ALEMÃO DE PESQUISA QUALITATIVA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS, 2008, Brasília. Anais [...]. Brasília: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, 2008.

ARAÚJO, A. V. Política educacional e participação popular: um estudo sobre esta relação no município de Camaragibe – PE. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4773 Acesso em: 8 mar. 2021.

ARAÚJO, J. N. Relações intergovernamentais e a gestão municipal da educação escolar: um estudo da implementação de programas e projetos federais em municípios do estado da Bahia. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMG_c8bffb619071201ec1e9a170979eff38 Acesso em: 3 mar. 2021.

ARCE, P. D. É possível a gestão democrática na rede municipal de ensino de São Paulo? 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21616 Acesso em: 3 mar. 2021.

ARRUDA, A. L. B. Gestão da educação e políticas de valorização do magistério para o ensino fundamental na atualidade: a resposta do município de Panelas à questão. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4780 Acesso em: 10 jan. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 1977.

BARLETA, I. A. A gestão educacional no Plano de Ações Articuladas do município de Macapá-AP: concepções e desafios. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8336 Acesso em: 15 fev. 2021.

BATTISTI, L. Avaliação em larga escala na perspectiva da gestão municipal. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2010. Disponível em: https://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4593 Acesso em: 15 jan. 2021.

BÉRGAMO, M. S. R. A gestão municipal da educação na região da Amvapa: estudo filosófico e político das contradições estruturais da prática institucional, dos limites burocráticos-formais e da cultura autoritária hegemônica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UNICAMP-30_3ac0db618de51fa6ca2870098781b2fa Acesso em: 15 jan. 2021.

BRASILIANO, S. S. Política de formação de professores em tecnologias de informação e comunicação (TIC): uma análise da experiência da rede municipal de ensino do Recife. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13308 Acesso em: 25 fev. 2021.

BUGANÇA, N. S. Gestão da educação: das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho – PR. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017. Disponível em: https://www.ppedu.uel.br/pt/mais/dissertacoes-teses/dissertacoes/category/8-2017 Acesso em: 23 fev. 2021.

CARVALHO, M. P. Políticas públicas de formação continuada de docentes: dos marcos legais à realidade da rede pública municipal de ensino. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2017. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2017/05/Diss-final-com-ficha-catal.pdf Acesso em: 5 mar. 2021.

CASTRO, A. B. F. Implicações das transferências intergovernamentais na gestão da educação no âmbito municipal. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://repositorio.fgv.br/items/e3b0bc21-ff8c-4582-a301-cffa27afb081 Acesso em: 18 jan. 2021.

CICHELERO, S. M. T. Plano de ações articuladas na gestão da educação de municípios pertencentes à Associação dos municípios da zona da produção (Amzop) – RS. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16076 Acesso em: 23 fev. 2021.

COUTINHO, H. G. Os conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb e a gestão municipal da educação: um estudo em municípios nordestinos. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14951 Acesso em: 18 jan. 2021.

CRUZ, L. F. R. Avaliação externa e qualidade de ensino: apropriações e usos dos dados em escolas públicas municipais de Macaé/RJ. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23584/23584_1.PDF Acesso em: 25 mar. 2021.

ESPÓSITO, I. C. Municipalização do ensino fundamental e qualidade do ensino: estudo de caso do município de Martinópolis. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/787 Acesso em: 25 fev. 2021.

FALCÃO, E. B. M. Eficiência técnica das gestões municipais de educação no estado do Ceará. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia do Setor Público) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34781 Acesso em: 13 mar. 2021.

FARIAS, M. A. Avaliação externa e gestão da escola: apropriações e usos dos dados do Ideb na gestão de escolas públicas municipais de Fortaleza. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: https://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o_MARIA-ADALGIZA-DE-FARIAS.pdf Acesso em: 19 jan. 2021.

FASANO, E. Centro educacional unificado, contraposição à “pedagogia de lata”. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/METODISTA_759a4244ccc730cc7f472d46280b16c1 Acesso em: 13 fev. 2021.

FIGUEIREDO, D. M. L. Gestão municipal, qualidade de ensino e a avaliação do rendimento escolar: um estudo do município de Cosmorama. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101599 Acesso em: 3 fev. 2021.

GOMES, L. M. A gestão da educação básica em Valparaíso de Goiás: os sentidos da descentralização. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio.unb.br/jspui/handle/10482/17700 Acesso em: 19 jan. 2021.

GRINKRAUT, A. Conflitos na implementação da política educacional brasileira: As relações entre a união e os municípios a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/864895 Acesso em: 23 jan. 2021.

IUNES, N. P. Gestão democrática da educação na rede pública municipal de Pelotas: experiências de democracia participativa. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1730?show=full Acesso em: 12 fev. 2021.

JAMMAL, R. F. S. A democratização do ensino fundamental no município de Guaratuba. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Pedagogia/d7dem_ens_fun_guarat.pdf Acesso em: 28 jan. 2021.

LOPES, R. V. N. Qualidade da educação municipal: concepções e indicadores no sistema de educação de Miracema-TO. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/24068 Acesso em: 23 fev. 2021.

LUCK, H. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis, Ed: Vozes, 2006.

MAIA, M. H. Aprendendo a marchar: os desafios da gestão municipal do ensino fundamental e da superação do “analfabetismo escolar”. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3652 Acesso em: 18 mar. 2021.

MAIA, W. J. S. Os desafios do gestor educacional na implementação do conselho municipal de educação em Urucurituba – AM. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4566 Acesso em: 21 fev. 2021.

MIKRUT, M. P. A prática do Instituto Ayrton Senna na rede pública municipal de educação em São José dos Pinhais/PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1642 Acesso em: 18 jan. 2021.

MORAES, V. M. Análise da eficiência em educação fundamental das municipalidades mediante a elaboração de uma tipologia de municípios. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100138/tde-27082018-151036/pt-br.php Acesso em: 18 mar. 2021.

NICOLETI, J. E. Arranjos de desenvolvimento da educação: uma alternativa partilhada de gestão municipal da educação. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/feeabe61-aaf1-4bfc-967a-ecaf54a3ed06 Acesso em: 15 jan. 2021.

OLABUÉNAGA, J. I. R.; ISPIZUA, M. A. La descodificacion de la vida cotidiana: metodos de investigacion cualitativa. Bilbao, Universidad de Deusto, 1989.

OLIVEIRA, M. F. de A. Gestão municipal da educação: (in) congruências entre gestão do financiamento e construção da qualidade da educação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3610482 Acesso em: 21 jan. 2021.

PALUDETO, M. C. O PT na prefeitura municipal de São Paulo (1989-1992): da concepção de educação à formulação de uma política educacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_3afeedea1cffc652d71ada0ebbbbb3ab Acesso em: 23 fev. 2021.

PALUDO, D. I. S. Educação com participação popular em Chapecó – SC: a política educacional como possibilidade de transformação social. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92217 Acesso em: 18 mar. 2021.

PEREIRA, M. do S. V. A institucionalização dos sistemas municipais de ensino na realidade paraense: obstáculos e possibilidades – o caso do município de Barcarena. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010. Disponível em: https://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2815 Acesso em: 22 jan. 2021.

QUEIROZ, M. G. As políticas públicas de valoriz(ação) do trabalho docente na rede de ensino da Serra/ES: a produção de efeitos no “chão da escola” (de que valor se trata?). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/17559 Acesso em: 14 fev. 2021.

RIOS. T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

ROOS, C. O PAR (Plano de Ações Articuladas) e a gestão municipal. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2012. Disponível em: https://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3141 Acesso em: 13 fev. 2021.

SANTOS, J. R. R. Implicações dos resultados das avaliações em larga escala nos mecanismos de gestão escolar adotados por escolas municipais. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32825 Acesso em: 8 fev. 2021.

SILVA, E. A. Gestão educacional e qualidade social: atuação de dirigentes municipais de educação em dois municípios da microrregião de Cajazeiras/PB (2015-2017). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27139 Acesso em: 13 mar. 2021.

SILVA, E. A. Avaliação em larga escala e qualidade da educação: políticas educacionais em cinco municípios do Oeste do Paraná. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018. Disponível em: https://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7314 Acesso em: 18 jan. 2021.

TEIXEIRA, E. S. Diferentes olhares acerca dos processos de participação docente na construção da política curricular em Itatiba (2001-2012). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042016-100236/pt-br.php Acesso em: 21 mar. 2021.

TEIXEIRA, G. V. A participação do setor privado na gestão da educação básica pública em municípios mineiros. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-AW8KTQ Acesso em: 13 jan. 2021

VALADÃO, A. O plano de ações articuladas na gestão educacional: desafios à implementação das políticas educacionais em municípios de Mato Grosso do Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2015. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-DOUTORADO-EDUCACAO/ADRIANA%20VALAD%C3%83O.pdf Acesso em: 19 jan. 2021.

VARGAS, T. C. Municipalização da educação: particularidades da gestão local em Araraquara – SP. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_23cf9e59bed016ad293fc51a50dc5638 Acesso em: 3 fev. 2021.

VASCONCELOS, A. C. C. A. Efeitos da política de avaliação do PDE no sistema municipal de ensino. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UNSP_02133175ceff7d39b823235fb00f787f Acesso em: 19 fev. 2021.

VASCONCELOS, J. C. Ensaios sobre poder público na educação. 2019. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40384 Acesso em: 11 jan. 2021.

VIEIRA, S. L. Políticas e gestão da educação básica: revisitando conceitos simples. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 53-69, jan./abr. 2007. DOI: 10.21573/vol23n12007.19013.