Estratégias de formação docente em serviços educativos especializados e atitudes sociais na escola inclusiva
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Resumo
O estudo teórico tem como premissa que a inclusão escolar envolve distintos serviços educacionais especializados. O objetivo foi identificar e refletir sobre ações necessárias para viabilidade da escolarização inclusiva, por meio da operacionalização de serviços e condições necessárias para a disseminação de atitudes sociais positivas postas nas relações interpessoais dos diferentes atores sociais envolvidos no processo inclusivo. O trabalho foi fundamentado nos dispositivos legais e na revisão da literatura, por meio de uma análise geral que identificou e discutiu sobre três serviços educacionais especializados: Atendimento Educacional Especializado (AEE), a tutoria por (entre) pares e o coensino. A segunda análise se referiu às atitudes sociais, avaliadas como favoráveis ou desfavoráveis à escolarização inclusiva, uma vez que ao ofertar o serviço, é necessário refletir sobre a barreira atitudinal existente nas relações interpessoais. Conclui-se que a formação inicial e continuada de professoras pode ser um caminho para implementar os serviços, em um ambiente mais acolhedor e inclusivo.
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