Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil

Main Article Content

Camila Tanure Duarte
Maévi Anabel Nono

Abstract

Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa de Iniciação Científica concluída, com bolsa FAPESP, desenvolvida no período de janeiro a dezembro de 2011, que teve como objetivo investigar as formas pelas quais crianças e adultos de uma escola de Educação Infantil interagiam nos momentos de brincadeiras. Ao investigar as interações que ocorriam na escola, pretendia-se focalizar, entre outros aspectos, aqueles relativos à formação da professora para interagir com crianças e para propiciar a interação entre elas nos momentos de brincadeiras. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em uma escola de Educação Infantil localizada no interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram adultos da instituição e 6 crianças de 3 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante da rotina do grupo de crianças de 3 anos; entrevistas e conversas informais com as profissionais; análise de materiais/documentos que podiam revelar aspectos referentes ao objeto de estudo. Dados obtidos e analisados sugeriram que a professora valoriza e incentiva as interações entre as crianças – e das crianças com ela e outros adultos – nos momentos de brincadeiras, onde constroem sua identidade e autonomia, desenvolvem a linguagem oral, resolvem conflitos, tomam decisões, interpretam e analisam o mundo.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
DUARTE, C. T.; NONO, M. A. Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 431–446, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986. Acesso em: 27 dec. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Camila Tanure Duarte, Escola Municipal Ezequiel Ramos (Prefeitura de São José do Rio Preto)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/IBILCE). Professora de uma escola municipal de São José do Rio Preto.

Maévi Anabel Nono, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP/IBILCE)

Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP/IBILCE).

Most read articles by the same author(s)