Escolas públicas localizadas no campo no Estado do Paraná: diretrizes curriculares e práticas escolares. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0007
Main Article Content
Abstract
Este texto traz uma reflexão sobre as escolas públicas localizadas no campo no estado do Paraná e apresenta resultados parciais de uma pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP). A pesquisa, de perspectiva colaborativa, tem sido desenvolvida mediante a utilização da observação e de seminários com os professores das escolas públicas, com registros em diário de campo. Criou-se, por meio do Observatório, um processo de formação continuada denominado de Cursos de Extensão Itinerantes. Nesse processo formativo discute-se a educação do campo a partir de dois eixos teóricos: prática escolar e experiência coletiva; política educacional e diretriz curricular. Os municípios em que estão localizadas essas escolas possuem características rurais. Apesar disso, verifica-se que as políticas educacionais e as práticas escolares priorizam conteúdos distantes da prática social dos sujeitos que estão na escola, materiais didáticos que valorizam as relações urbanas e colocam os povos do campo em posições inferiores. Constata-se que a maioria das Secretarias Municipais de Educação não teve acesso ao debate e nem à produção do conhecimento da educação do campo; da mesma forma, os professores indicam que pela primeira vez têm podido estudar textos que os inquietam a respeito do campo, trabalho e diversidade de povos.
Palavras-chave: Escolas públicas. Educação do campo. Prática escolar.
Downloads
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.