Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional
Contenido principal del artículo
Resumen
A opção pelo presente estudo deve-se, por um lado, à crença de que a análise de um processo coletivo, como é o caso do objeto de pesquisa a construção e reconstrução sistemáticas que reflitam a realidade social e escolar pode servir, de modo explícito, à qualificação docente e à capacitação para a gestão dos sistemas educacionais em todos os seus níveis e modalidades. Pressupões-se que a pertinência das atividades de investigação deve redundar no aperfeiçoamento necessário e esperado dos sistemas escolares e das alternativas não convencionais de educação. A cultura da qualidade no processo de gestão escolar exige a existência de uma organização no tempo e no espaço que favoreça os envolvidos. Por outro lado, o fato de acreditar-se nas grandes contribuições que o estudo apresenta, devido à ação efetivada/relatada por parte dos sujeitos pesquisados no processo educacional, foi também determinante na opção que por ele se fez. Nesta concepção e considerando-se a complexidade da discussão diálogos com diretores com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional foram adotados as contribuições de Lipovsky, Gentilli, Nóvoa e Uhle, além de marco mais geral de referência teórica. Numa segunda etapa, deslocou-se o eixo da análise para um outro objeto: as interlocutoras da pesquisa, diretoras aposentadas do município de Palmas. Decidiu-se entrevistar diretoras que ingressaram na referida função ou a exerceram desde a década de 30 até a de 60, abarcando-se assim os anos 90, em que completavam seu tempo de serviço. Ao se investigar leitura e escrita dessas diretoras foi possível saber um pouco mais sobre comportamento, restrições que lhe eram impostas, suas representações, crenças, valores, expressões e práticas cotidianas que fizeram parte da construção das concepções de administração escolar, de educação e ensino. Dessa forma, intentou-se promover o diálogo do texto das entrevistas com a história da educação e da teoria da administração mais ampla, buscando subsídios para uma ação futura.
Métricas
Cargando métricas ...
Detalles del artículo
Cómo citar
SCHMIDT, L. M.; MARTINS, R. B. Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional. Olhar de Professor, [S. l.], v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos em fluxo contínuo