O novo Ensino Médio e BNCC: o estado de Mato Grosso em foco

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Mestranda Fabiola Gonçalves de Lima
https://orcid.org/0000-0002-4721-0772
Prof. Dr.ª Ana Lara Casagrande
https://orcid.org/0000-0002-6912-6424
Dr. Danilo Garcia da Silva
https://orcid.org/0000-0003-0477-3097

Resumo

Objetiva-se analisar como o estado de Mato Grosso (MT) encaminhou as mudanças diante da Lei n°13.415/2017, verificando o alinhamento com as concepções da atual reforma do Ensino Médio e estabelecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, que utiliza a pesquisa documental como técnica de coleta de dados. Os dados indicados são parte de pesquisa de mestrado em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Os resultados demonstram que MT coaduna com a perspectiva de formação trazida pela BNCC, visando a construção de um modelo que relaciona extensão de jornada, desenvolvimento de projeto de vida dos jovens e formação profissional articulada ao Ensino Médio no escopo da rede estadual. As Escolas Plenas foram uma experiência nesse sentido. Nota-se que a reforma parece não dar conta de mudanças substanciais, pois há questões sociais mais profundas que não podem ser desprezadas.

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Como Citar
LIMA, F. G. de .; CASAGRANDE, A. L.; SILVA, D. G. da. O novo Ensino Médio e BNCC: o estado de Mato Grosso em foco. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–25, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20331.049. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20331. Acesso em: 20 maio. 2025.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Mestranda Fabiola Gonçalves de Lima , Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestranda em Educação, na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Ciências Sociais pela UFMT. 

Prof. Dr.ª Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestre, doutora e pós-doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. 

Dr. Danilo Garcia da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutorado na área da Educação na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação - LêTECE -, do Instituto de Educação da UFMT. 

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