Atividades Psicomotoras no Ensino Remoto: relato de experiência a partir de registros na Educação Infantil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este relato se caracteriza como uma pesquisa de campo como procedimento metodológico realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado, efetuadas por meio de registros (fotos e vídeos) das atividades desenvolvidas pelas crianças. Objetiva apresentar e analisar a experiência de uma professora de Educação Infantil durante a pandemia, a partir de seus registros diários realizados nas aulas no modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para isso, em um primeiro momento, abordamos questões relativas ao movimento corporal, ao conceito de desenvolvimento infantil e à sua relação com a Educação Infantil, para, depois, contextualizarmos a instituição de ensino em que as ações foram desenvolvidas, a fim de, na sequência, apresentarmos os procedimentos metodológicos adotados, a descrição e a análise dos dados. Constatamos uma significativa dificuldade de as crianças executarem as atividades propostas pela professora de forma remota, possibilitando refletir sobre as implicações didático-pedagógicas do ERE para o desenvolvimento psicomotor de crianças da Educação Infantil, por intermédio de registros efetuados pela professora dessa etapa de ensino.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ABP. Associação Brasileira de Psicomotricidade. 2023. Disponível em: https://psicomotricidade.com.br/. Acesso em: 28 fev. 2023.
AQUINO, M. F. S. de et al. Psicomotricidade como ferramenta da educação física na educação infantil. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 4, n.14, Edição Especial, p. 245-257, dez./jan. 2012. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/145. Acesso em: 30 maio 2023.
ARCE, A.; BALDAN, M. A criança menor de três anos produz cultura? Criação e reprodução em debate na apropriação da cultura por crianças pequenas. In: MARTINS, L. M. M.; ANGELO, A. A.; FACCI, M. G. D. (org.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2. ed. Campinas: Alínea, 2012. p. 187-204.
BARBOSA, M. C. S.; RICHTER, S. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. In: CAIRUGA, R. R.; CASTRO, M. C.; COSTA, M. R. (org.). Bebês na escola: observação, sensibilidade e experiências essenciais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 81-102.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC/CNE/CP, 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Parecer-CNE-CP_5_2020.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
FONSECA, V. da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 11 maio 2023.
IZA, D. F. V. As concepções de corpo e movimento de professoras nas práticas educativas: significado e sentido de atividades de brincadeiras na Educação Infantil. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
KOLYNIAK FILHO, C. Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar. Construção psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 53-66, dez. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200005. Acesso em: 8 jul. 2023.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LORDANI, S. F. de S. Manual Ilustrado. Atividades psicomotoras para a Educação Infantil: prevenindo dificuldades de aprendizagem. 2020. Produção Técnica Educacional (Mestrado Profissional em Ensino) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2020a. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571675. Acesso em: 30 maio 2023.
LORDANI, S. F. de S. Psicomotricidade na Educação Infantil: uma proposta para a prevenção das Dificuldades de Aprendizagem. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2020b. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes/ppgen-dissertacoes-defendidas-3-turma-2018-2019/16452-silvia-fernanda-de-souza-lordani/file. Acesso em: 30 maio 2023.
LORDANI, S. F. de S.; BLANCO, M. B.; COELHO NETO, J. Psicomotricidade na Educação Infantil: os desafios do ensino remoto emergencial na percepção dos pais e do professor de Educação Física. Olhares & Trilhas, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 447-467, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60023. Acesso em: 13 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60023
MARTINS, L. M. O ensino e o desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, A.; MARTINS, L. M. (org.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2. ed. Campinas: Alínea, 2012. p. 93-122.
MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
NISTA-PICCOLO, V. L.; MOREIRA, W. W. Corpo em movimento na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2012.
OSTETTO, L. E. No tecido da documentação, memória, identidade e beleza. In: OSTETTO, L. E. (org.). Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2017. p. 14-53.
SOUSA, J. M. de.; SILVA, J. B. L. da. A Psicomotricidade na Educação Infantil. Revista Eventos Pedagógicos, Mato Grosso, v. 4, n. 2, p. 128-135, ago./dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9413. Acesso em: 30 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v4i2.9413
TOMAZINHO, P. Com aulas remotas, pais se reinventam para ajudar na educação dos filhos. Diário da Região, 27 maio 2020. Disponível em: https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/2020/05/1195004-com-aulas-remotas--pais-se-reinventam-para-ajuda-na-educacao-dos-filhos.html. Acesso em: 1 jun. 2023.
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14. ed. São Paulo: Ícone, 2016. p. 103-118.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas II (Problemas de la Psicología General). Madrid: Visor, 1993.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas III (Incluye Problemas del desarrollo de la psique). Madrid: Visor, 2000.
VYGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. El instrumento y el signo em el desarrollo del niño. Madrid: Gráficas Rogar, 2007.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
YAOBIN, H. China launches national cloud learning platform as teaching goes online amid epidemic. CGTN, 21 fev. 2020. Disponível em: https://news.cgtn.com/news/2020-02-19/China-launches-national-cloud-learning-platform-for-online-education-Ods9XruOR2/index.html. Acesso em: 4 nov. 2023.