There will be body: a manifest for the presence of the pedagogical body in the peripheries

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Jean da Silva Menezes
http://orcid.org/0000-0002-8034-8757
Sidney Carlos Rocha da Silva
http://orcid.org/0000-0003-0723-9551
Gelson Antonio Lopes Junior
http://orcid.org/0000-0002-5129-7401

Abstract

The present reflection takes the pandemic phase together with the contemporary thought as a starting point for the thematic usage of some of the dilemmas that cross the articulating practice of education so commonly used today. For this purpose we evoque the discourse of social inequality described by researchers from different fields of study. With the intent of contrasting the precariousness of the body we will see that this process, already under way, uses the pandemic as the ideal excuse for the emergence of digital technologies in the pedagogical infrastructure with the living presence of students and teachers taken as an obstacle. In this scenario, the pedagogical circle divides itself between the always possible resistance and the inevitability of the precariousness of the body. But there will be body!

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How to Cite
MENEZES, J. da S.; ROCHA DA SILVA, S. C. .; LOPES JUNIOR, G. A. There will be body: a manifest for the presence of the pedagogical body in the peripheries. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–8, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16206.056. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16206. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Author Biographies

Jean da Silva Menezes, Programa de P´ós-graduação em Educação/Universidade Federal de Pernambuco

Professor de Educação Física do Ensino Fundamental II pela Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE, com Licenciatura Plena em Educação Física, Especialista em Musculação e Treinamento de Força, Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Pernambuco Linha de Pesquisa Educação e Espiritualidade, atuando ainda como pesquisador na Oficina de Pensamento Poéticas do Cuidado e Ontologias da Resistência.

Sidney Carlos Rocha da Silva, Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação e Espiritualidade, integrando a Oficina de Pensamento Poéticas do Cuidado e Ontologias da Resistência/Universidade Federal de Pernambuco

Psicólogo com Licenciatura em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco junto ao Programa de Pós Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação e Espiritualidade, integrante da Oficina de Pensamento Poéticas do Cuidado e Ontologias da Resistência como pesquisador, tendo formação em Psicologia Budista Tibetana e Psicoterapia Transpessoal (Dharamshala-Índia, 2011), e atualmente é Coordenador do Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA) na comunidade do Coque-Recife, atuando como professor voluntário e membro do conselho gestor na criação de processos formativos minoritários capazes de resistir à captura biopolítica das formas de vida periféricas.

Gelson Antonio Lopes Junior, Programa de Pós-graduação em Educação/Universidade Federal de Pernambuco/P

Filósofo com Licenciatura Plena em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia, Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, atua como pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação e Espiritualidade, integrando a Oficina de Pensamento Poéticas do Cuidado e Ontologias da Resistência