Hay cuerpo por venir: un manifiesto para la presencia del cuerpo pedagógico en las periferias

Contenido principal del artículo

Jean da Silva Menezes
http://orcid.org/0000-0002-8034-8757
Sidney Carlos Rocha da Silva
http://orcid.org/0000-0003-0723-9551
Gelson Antonio Lopes Junior
http://orcid.org/0000-0002-5129-7401

Resumen

La presente reflexión toma la fase pandémica junto con el pensamiento contemporáneo como punto de partida para la tematización de algunos de los dilemas que atraviesan las prácticas articuladoras de la educación actual. Para esto, evocamos el discurso de la desigualdad social descrito por investigadores de diferentes áreas. Para contrastar la precariedad del cuerpo, veremos que este proceso ya en marcha, hace uso de la pandemia como pretexto ideal para el surgimiento de tecnologías digitales en la infraestructura pedagógica, teniendo como obstáculo con la presencia viva de estudiantes y docentes. En este escenário, la esfera pedagógica se divide entre la resistencia siempre posible y la inevitabilidad de la precariedad del cuerpo. Pero, hay cuerpo por venir!

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Cómo citar
MENEZES, J. da S.; ROCHA DA SILVA, S. C. .; LOPES JUNIOR, G. A. Hay cuerpo por venir: un manifiesto para la presencia del cuerpo pedagógico en las periferias. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–8, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16206.056. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16206. Acesso em: 23 jul. 2024.
Sección
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografía del autor/a

Jean da Silva Menezes, Programa de P´ós-graduação em Educação/Universidade Federal de Pernambuco

Professor de Educação Física do Ensino Fundamental II pela Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE, com Licenciatura Plena em Educação Física, Especialista em Musculação e Treinamento de Força, Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Pernambuco Linha de Pesquisa Educação e Espiritualidade, atuando ainda como pesquisador na Oficina de Pensamento Poéticas do Cuidado e Ontologias da Resistência.

Sidney Carlos Rocha da Silva, Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação e Espiritualidade, integrando a Oficina de Pensamento Poéticas do Cuidado e Ontologias da Resistência/Universidade Federal de Pernambuco

Psicólogo com Licenciatura em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco junto ao Programa de Pós Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação e Espiritualidade, integrante da Oficina de Pensamento Poéticas do Cuidado e Ontologias da Resistência como pesquisador, tendo formação em Psicologia Budista Tibetana e Psicoterapia Transpessoal (Dharamshala-Índia, 2011), e atualmente é Coordenador do Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA) na comunidade do Coque-Recife, atuando como professor voluntário e membro do conselho gestor na criação de processos formativos minoritários capazes de resistir à captura biopolítica das formas de vida periféricas.

Gelson Antonio Lopes Junior, Programa de Pós-graduação em Educação/Universidade Federal de Pernambuco/P

Filósofo com Licenciatura Plena em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia, Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, atua como pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação e Espiritualidade, integrando a Oficina de Pensamento Poéticas do Cuidado e Ontologias da Resistência