Artistic and aesthetic experiences in the learning and development of pre-school children: contributions from the historical-critical pedagogy and historical-cultural psychology

Main Article Content

Poliana Hreczynski Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-9389-7931
Heloisa Toshie Irie Saito
https://orcid.org/0000-0003-1061-5933
Marcos Vinicius Francisco
https://orcid.org/0000-0002-5410-2374

Abstract

In this investigation, it was assumed as the main objective understanding the artistic and aesthetic experiences for the learning and development of preschool children starting from a critical and contextualized bibliographic essay. In other words, the methodological design contemplated the dialogue with classical and current readings, having as a reference the historical-critical pedagogy and historical-cultural psychology, which in turn, allows (re)thinking the teaching and learning processes aiming at a sensitive and emancipatory human educational training. The results revealed that the teaching and learning process must be planned and systematized from broader intentions, with emphasis on the gnosiological, ontological and teleological dimensions, considering the relevance of the teacher in the organization of pedagogical practices in order to favor the appropriation and objectification of artistic knowledge on the behalf of the students inserted in the formative institutions of Early Childhood Education.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
RIBEIRO, P. H. .; SAITO, H. T. I. .; FRANCISCO, M. V. Artistic and aesthetic experiences in the learning and development of pre-school children: contributions from the historical-critical pedagogy and historical-cultural psychology. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.17622.079. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17622. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Contemporary artistic practices, children and teaching: aesthetic experiences
Author Biographies

Poliana Hreczynski Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)/Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Representante Discente no Conselho Acadêmico do referido Programa.

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá (UEM)/ Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é docente associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE/UEM).

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM)/Departamento de Ciências do Movimento Humano e Programa de Pós-Graduação em Educação

Marcos Vinicius Francisco é Doutor (financiamento da FAPESP) em Educação pela UNESP, campus de Presidente Prudente-SP. Realizou um Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Universidad Carlos III de Madrid na Espanha e concluiu um Pós-Doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atualmente ocupa a Chefia Adjunta do Departamento de Ciências do Movimento Humano, vinculado à Universidade Estadual de Maringá, Câmpus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV), é docente do curso de Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/Maringá). Líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED) e Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES). 

References

BOGOYAVLENSKY, D. N.; MENCHINSKAYA, N. A. Relação entre aprendizagem e desenvolvimento psicointelectual da criança em idade escolar. In LURIA; LEONTIEV; VYGOTSKY; outros. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo, SP: Centauro, 2005. p. 63-85.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
BRASIL. Lei nº. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências (2001/2010). Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: 22 dez. 2020.
BRASIL. Lei nº. 11.114, de 9 de maio de 2005. Altera os arts. 6º, 30, 32 e 87 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11114.htm. Acesso em: 02 de jan de 2021.
BRASIL. Lei nº. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11274.htm. Acesso em: 02 de jan de 2021.
BRASIL. Lei nº. 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm. Acesso em: 04 de jan de 2021.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HELLER, A. Sociología de la vida cotidiana. 4. ed. Barcelona: Ediciones Península, 1994.
LAZARETTI, L. M. Idade pré-escolar (3-6 anos) e a educação infantil: a brincadeira de papéis sociais e o ensino sistematizado. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 129-147.
LEONTIEV, A. N. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes, 1998. p. 277-302.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo, SP: Ícone, 2016. p. 59-83.
LUNATCHARSKI, A. V. Artigos e discursos sobre a instrução e a educação. Moscovo: Edições Progresso, 1988.
MAGALHÃES, Cassiana. Implicações da teoria histórico-cultural no processo de formação de professores da educação infantil. 2014. 196 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/110468/000794088.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 fev 2021.
MARTINS, L. M. A brincadeira de papéis sociais e a formação da personalidade. In: ARCE, A.; DUARTE N. Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: como contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo, SP: Xamã, 2006. p. 27-50.
MARTINS, L. M. Os processos funcionais e seu desenvolvimento. In: MARTINS, L. M.. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013, p. 167-225.
MARTINS, L. M., ARCE, A. A Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Nove Anos. In.: ARCE, A; MARTINS, L.M. (Orgs). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? em defesa do ato de ensinar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010, p.39-66.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1993.
MARX, K. O Capital. Tradução: Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção “Os Economistas”, v. 1).
MELLO, S. A. Algumas implicações pedagógicas da Escola de Vygotsky para a educação infantil. Pro-Posições, Campinas-SP, v. 10, n. 1, 1999, p. 16-27. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097. Acesso em: 07 de jan de 2021.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo, SP: Boitempo, 2008.
MORI, N. N. R. Metodologia da pesquisa. Maringá, PR: Eduem, 2016.
MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar: um manual completo para compreender e ensinar a criança desde o nascimento até os setes anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
OLIVEIRA, B. A. de. Fundamentos filosóficos marxistas da obra vigotskiana: a questão da categoria de atividade e algumas implicações para o trabalho educativo. In MENDONÇA, S. G. de L.; MILLER., S. Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Marília-SP: Cultura Acadêmica, 2010. p. 03-26.
RIBEIRO, P. H. Possibilidades com o desenho para aprendizagem da Linguagem Escrita: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019. Disponível em: http://www.dfe.uem.br/poliana_hreczynski_ribeiro.pdf. Acesso em: 20 de jan de 2021.
SACCOMANI, M. C. da S. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski. 2014. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2014.Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/115679/000809776.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 de jan de 2021.
SAITO, H. T. I.; OLIVEIRA, M. R. F. de. Trabalho Docente na Educação Infantil: Olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino. Imagens da Educação, Maringá-PR, v. 8, n. 1, 2018, p. 1-15. Disponível em: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.39310. Acesso em: 10 de jan de 2021.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica (19nd ed.) Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
STEIN, V. A Educação Estética: contribuições dos estudos de Vigotski para o ensino de Arte na Educação Infantil. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.Disponível em: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2014%20-%20Vinicius%20Stein.pdf. Acesso em: 20 de jan de 2021.
VÁZQUEZ, A. S. A concepção da práxis em Marx. In:_____. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011. p. 111-172.
VÁZQUEZ, A. S. Sobre as idéias estéticas de Marx e os problemas de uma estética marxista. In:_____. As idéias estéticas de Marx. Rio de Janeiro: Editara Paz e Terra S.A., 1978. p. 5-166.
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e linguagem. São Paulo: Ícone, 2016. p. 103-118.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo, SP: Ática, 2009.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2010.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Tomo III. Madrid: Aprendizaje Visor y Ministerio de Educación y Ciencia, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001.

Most read articles by the same author(s)