Os egressos da UEPG e o ensino de história: a formação de professores

Contenido principal del artículo

Silvana Maura Batista de Carvalho

Resumen

O trabalho realizado pretendeu avaliar e contribuir para a formação de

professores, buscou atingir os objetivos propostos de oferecer subsídios para

o curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa,

em especial, à disciplina de Metodologia e Prática de Ensino, extraídos da

prática pedagógica do professor. Para isso reportou-se aos egressos do curso,

formados no período de 1987-92, a fim de que através da análise de alguns

aspectos de sua prática fosse possível estabelecer o perfil do professor formado

pela UEPG.

Os professores graduados no período indicado sofreram a ação do projeto

de estágio supervisionado – Marcos Referenciais da História em Ponta Grossa

– implantado em 1990. Esse projeto trouxe novas dimensões ao estágio

curricular que, em concordância com o Currículo Básico do Paraná, expressa

uma concepção “renovada” para o ensino de História. A preocupação foi a de

avaliar se e como tal concepção constitui o suporte teórico-metodológico da

atuação do professor, por meio de estratégias docentes utilizadas para sua concretização.

A pesquisa possibilitou a indicação de pontos de reflexão para a avaliação

do curso , e para novas políticas de formação de professores, no curso de

História da UEPG. Entre eles: a necessidade de superação da desarticulação

entre as disciplinas do currículo do curso; a sugestão formulada pelos professores

que apontam outros aspectos, além dos já atendidos, a serem considerados

na formação docente visando atender a dinamicidade da realidade atual.

Esses pontos possibilitam indicar a direção a ser dada nos cursos de licenciatura

– a formação do “professor reflexivo.”

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
DE CARVALHO, S. M. B. Os egressos da UEPG e o ensino de história: a formação de professores. Olhar de Professor, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1334. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo