Os egressos da UEPG e o ensino de história: a formação de professores
Contenido principal del artículo
Resumen
O trabalho realizado pretendeu avaliar e contribuir para a formação de
professores, buscou atingir os objetivos propostos de oferecer subsídios para
o curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa,
em especial, à disciplina de Metodologia e Prática de Ensino, extraídos da
prática pedagógica do professor. Para isso reportou-se aos egressos do curso,
formados no período de 1987-92, a fim de que através da análise de alguns
aspectos de sua prática fosse possível estabelecer o perfil do professor formado
pela UEPG.
Os professores graduados no período indicado sofreram a ação do projeto
de estágio supervisionado – Marcos Referenciais da História em Ponta Grossa
– implantado em 1990. Esse projeto trouxe novas dimensões ao estágio
curricular que, em concordância com o Currículo Básico do Paraná, expressa
uma concepção “renovada” para o ensino de História. A preocupação foi a de
avaliar se e como tal concepção constitui o suporte teórico-metodológico da
atuação do professor, por meio de estratégias docentes utilizadas para sua concretização.
A pesquisa possibilitou a indicação de pontos de reflexão para a avaliação
do curso , e para novas políticas de formação de professores, no curso de
História da UEPG. Entre eles: a necessidade de superação da desarticulação
entre as disciplinas do currículo do curso; a sugestão formulada pelos professores
que apontam outros aspectos, além dos já atendidos, a serem considerados
na formação docente visando atender a dinamicidade da realidade atual.
Esses pontos possibilitam indicar a direção a ser dada nos cursos de licenciatura
– a formação do “professor reflexivo.”