Os egressos da UEPG e o ensino de história: a formação de professores
Main Article Content
Abstract
O trabalho realizado pretendeu avaliar e contribuir para a formação de
professores, buscou atingir os objetivos propostos de oferecer subsídios para
o curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa,
em especial, à disciplina de Metodologia e Prática de Ensino, extraídos da
prática pedagógica do professor. Para isso reportou-se aos egressos do curso,
formados no período de 1987-92, a fim de que através da análise de alguns
aspectos de sua prática fosse possível estabelecer o perfil do professor formado
pela UEPG.
Os professores graduados no período indicado sofreram a ação do projeto
de estágio supervisionado – Marcos Referenciais da História em Ponta Grossa
– implantado em 1990. Esse projeto trouxe novas dimensões ao estágio
curricular que, em concordância com o Currículo Básico do Paraná, expressa
uma concepção “renovada” para o ensino de História. A preocupação foi a de
avaliar se e como tal concepção constitui o suporte teórico-metodológico da
atuação do professor, por meio de estratégias docentes utilizadas para sua concretização.
A pesquisa possibilitou a indicação de pontos de reflexão para a avaliação
do curso , e para novas políticas de formação de professores, no curso de
História da UEPG. Entre eles: a necessidade de superação da desarticulação
entre as disciplinas do currículo do curso; a sugestão formulada pelos professores
que apontam outros aspectos, além dos já atendidos, a serem considerados
na formação docente visando atender a dinamicidade da realidade atual.
Esses pontos possibilitam indicar a direção a ser dada nos cursos de licenciatura
– a formação do “professor reflexivo.”
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.