Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo propõe uma discussão sobre a formação inicial do professor, e tem por objetivo apresentar o relato de experiências com estágios indicando limites e potencialidades vivenciadas nesse período. Esse estudo é fruto de pesquisa - ação realizada com alunos do curso de Pedagogia da XXXXdurante o semestre em que cursaram as disciplinas de Prática de Ensino dos Anos Iniciais e Prática de Ensino em Política e Administração Educacional entre 2010 e 2012. A articulação das duas práticas é resultado de amplas discussões e trocas estabelecidas entre as professoras pesquisadoras, que percebem a fragilidade na formação do pedagogo, considerando que realizam seus estágios dentro de uma realidade contraditória, que por um lado pretende a imersão no campo para que seja possível aprender com ele, e por outro, formar para promover uma ruptura com práticas nem sempre alinhas a qualidade pretendida. Desse modo, os estágios estão direcionados para construção dos saberes docentes, na tentativa de aprofundamento do debate e conhecimento do campo para além de um semestre letivo, mas para justamente compor em conjunto com as disciplinas teóricas o início da profissionalização do pedagogo. As análises partem de documento escrito pelos próprios alunos, protagonistas de sua formação, em forma de relatório e portfólio de estágio que permitem refletir sobre estas experiências. Essas escutas e leituras contribuem sobremaneira para produção de um conhecimento potencialmente importante para todos aqueles que, conhecendo melhor a prática de formação inicial do pedagogo, compreendam e aprofundem estudos sobre sua profissionalização.