Entre a História e a Pré-história: aspectos teóricos, conceituais e pedagógicos em livros didáticos de História

Conteúdo do artigo principal

Me. Jonas Clevison Pereira de Melo Junior
https://orcid.org/0000-0001-8615-7532
Dr.ª Ana Lúcia do Nascimento Oliveira
https://orcid.org/0000-0003-1496-9675
Me. Jaime de Lima Guimarães Junior
https://orcid.org/0000-0002-1868-2471

Resumo

Resenha do livro "História e Pré-história: investigando os usos desses conceitos nos Livros Didáticos de História” de Luiz Adriano Lucena Aragão e publicado em 2020 pela Editora Fi. A obra apresenta resultados de sua dissertação de mestrado no âmbito do Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura Regional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
60
Sep 28 '24Oct 01 '24Oct 04 '24Oct 07 '24Oct 10 '24Oct 13 '24Oct 16 '24Oct 19 '24Oct 22 '24Oct 25 '244.0
|

Detalhes do artigo

Como Citar
MELO JUNIOR, J. C. P. de .; OLIVEIRA, A. L. do N. .; GUIMARÃES JUNIOR, J. de L. Entre a História e a Pré-história: aspectos teóricos, conceituais e pedagógicos em livros didáticos de História. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–8, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23000.034. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23000. Acesso em: 24 abr. 2025.
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Me. Jonas Clevison Pereira de Melo Junior, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestrado em História Social da Cultura Regional pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PGH / UFRPE), Pós-graduando em Especialização em Docência (Ênfase na Educação Básica) pelo Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Arcos) e Graduado em Licenciatura Plena em História pela mesma instituição (UFRPE / 2021). Atualmente é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa da História das Práticas da Saúde e das Doenças (GEPHPSD), vinculado ao CNPq através da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica (NEPARQ / UFRPE / 2016-2022). Já desenvolveu pesquisas como bolsista de Iniciação Acadêmica, com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (BIA-FACEPE-UFRPE / 2016-2017) e bolsista de Iniciação Científica, com bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC-CNPq-UFRPE / 2017-2018) / (PIBIC-CNPq-FUNDAJ) / 2020-2021). Atuou ainda como bolsista de Iniciação à Docência na Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho (Camaragibe-PE), com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID-CAPES-UFRPE / 2018-2020), e estagiário no Memorial Chico Science, com bolsa concedida pela Fundação de Cultura Cidade do Recife da Prefeitura da Cidade do Recife (FCCR - PCR / 2019 - 2020). Atua nas áreas da História e da Arqueologia Histórica, com ênfase em História da Saúde e das Doenças no período imperial e Patrimônio Arqueológico da Saúde, pesquisando os seguintes temas: cultura material; doenças e epidemias; Saúde, higiene e corpo; artes de curar e doenças.

Dr.ª Ana Lúcia do Nascimento Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Atualmente é professor associado aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica _ NEPARQ da UFRPE. É sócia efetiva da SAB- Sociedade de Arqueologia Brasileira e da SAB Regional Nordeste. Membro da Associação Brasileira de Arte Rupestre - ABAR. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, Memória e Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: história e patrimônio, história de Pernambuco, história do brasil colonial, arqueologia do Nordeste do brasil e arqueologia histórica.

Me. Jaime de Lima Guimarães Junior, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestrado em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Bolsista CAPES com a pesquisa: "Parque Nacional do Catimbau: um patrimônio. E a comunidade?", Graduado em Licenciatura em História (UFRPE), Professor Pesquisador, Historiador sob Registro Profissional (ME) - 0000011/PE associado àAssociação Nacional de História - Seção Pernambuco (ANPUH - PE), Associação Brasileira de Pesquisa de Ensino de História (ABEH), Associação Brasileira de Arte Rupestre (ABAR), Associação de Arqueologia Brasileira (SAB), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Grupo de Pesquisa no CNPq "Produção do espaço, metropolização e relação rural-urbano" na Linha de Pesquisa: "Dinâmicas espaciais no rural e no urbano", do Grupo de Pesquisa no CNPq "Rede de Pesquisadores - Itinerários da Educação geográfica (RePEG)" na Linha de Pesquisa "Mediação didática desenvolvedora de habilidades e competências: uma realidade escolar?", do Laboratório de Estudos e Ensino sobre o Recife (RecLab) e da Cátedra Manuel Correia de Andrade da UFRPE. Também é editor técnico da Revista Rural Urbano (UFPE e UFRPE), consultor do Instituto Ouricuri (Alagoinha - PE) e discente no curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE) em Recife - PE.

Referências

ARAGÃO, L. A. L. História e pré-história: investigando os usos desses conceitos nos Livros Didáticos de História. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.