Entre a História e a Pré-história: aspectos teóricos, conceituais e pedagógicos em livros didáticos de História

Conteúdo do artigo principal

Me. Jonas Clevison Pereira de Melo Junior
https://orcid.org/0000-0001-8615-7532
Dr.ª Ana Lúcia do Nascimento Oliveira
https://orcid.org/0000-0003-1496-9675
Me. Jaime de Lima Guimarães Junior
https://orcid.org/0000-0002-1868-2471

Resumo

Resenha do livro "História e Pré-história: investigando os usos desses conceitos nos Livros Didáticos de História” de Luiz Adriano Lucena Aragão e publicado em 2020 pela Editora Fi. A obra apresenta resultados de sua dissertação de mestrado no âmbito do Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura Regional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MELO JUNIOR, J. C. P. de .; OLIVEIRA, A. L. do N. .; GUIMARÃES JUNIOR, J. de L. Entre a História e a Pré-história: aspectos teóricos, conceituais e pedagógicos em livros didáticos de História. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–8, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23000.034. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23000. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Me. Jonas Clevison Pereira de Melo Junior, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestrado em História Social da Cultura Regional pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PGH / UFRPE), Pós-graduando em Especialização em Docência (Ênfase na Educação Básica) pelo Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Arcos) e Graduado em Licenciatura Plena em História pela mesma instituição (UFRPE / 2021). Atualmente é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa da História das Práticas da Saúde e das Doenças (GEPHPSD), vinculado ao CNPq através da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica (NEPARQ / UFRPE / 2016-2022). Já desenvolveu pesquisas como bolsista de Iniciação Acadêmica, com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (BIA-FACEPE-UFRPE / 2016-2017) e bolsista de Iniciação Científica, com bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC-CNPq-UFRPE / 2017-2018) / (PIBIC-CNPq-FUNDAJ) / 2020-2021). Atuou ainda como bolsista de Iniciação à Docência na Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho (Camaragibe-PE), com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID-CAPES-UFRPE / 2018-2020), e estagiário no Memorial Chico Science, com bolsa concedida pela Fundação de Cultura Cidade do Recife da Prefeitura da Cidade do Recife (FCCR - PCR / 2019 - 2020). Atua nas áreas da História e da Arqueologia Histórica, com ênfase em História da Saúde e das Doenças no período imperial e Patrimônio Arqueológico da Saúde, pesquisando os seguintes temas: cultura material; doenças e epidemias; Saúde, higiene e corpo; artes de curar e doenças.

Dr.ª Ana Lúcia do Nascimento Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Atualmente é professor associado aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica _ NEPARQ da UFRPE. É sócia efetiva da SAB- Sociedade de Arqueologia Brasileira e da SAB Regional Nordeste. Membro da Associação Brasileira de Arte Rupestre - ABAR. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, Memória e Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: história e patrimônio, história de Pernambuco, história do brasil colonial, arqueologia do Nordeste do brasil e arqueologia histórica.

Me. Jaime de Lima Guimarães Junior, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestrado em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Bolsista CAPES com a pesquisa: "Parque Nacional do Catimbau: um patrimônio. E a comunidade?", Graduado em Licenciatura em História (UFRPE), Professor Pesquisador, Historiador sob Registro Profissional (ME) - 0000011/PE associado àAssociação Nacional de História - Seção Pernambuco (ANPUH - PE), Associação Brasileira de Pesquisa de Ensino de História (ABEH), Associação Brasileira de Arte Rupestre (ABAR), Associação de Arqueologia Brasileira (SAB), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Grupo de Pesquisa no CNPq "Produção do espaço, metropolização e relação rural-urbano" na Linha de Pesquisa: "Dinâmicas espaciais no rural e no urbano", do Grupo de Pesquisa no CNPq "Rede de Pesquisadores - Itinerários da Educação geográfica (RePEG)" na Linha de Pesquisa "Mediação didática desenvolvedora de habilidades e competências: uma realidade escolar?", do Laboratório de Estudos e Ensino sobre o Recife (RecLab) e da Cátedra Manuel Correia de Andrade da UFRPE. Também é editor técnico da Revista Rural Urbano (UFPE e UFRPE), consultor do Instituto Ouricuri (Alagoinha - PE) e discente no curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE) em Recife - PE.

Referências

ARAGÃO, L. A. L. História e pré-história: investigando os usos desses conceitos nos Livros Didáticos de História. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.