Escolas públicas localizadas no campo no Estado do Paraná: diretrizes curriculares e práticas escolares. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0007
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto traz uma reflexão sobre as escolas públicas localizadas no campo no estado do Paraná e apresenta resultados parciais de uma pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP). A pesquisa, de perspectiva colaborativa, tem sido desenvolvida mediante a utilização da observação e de seminários com os professores das escolas públicas, com registros em diário de campo. Criou-se, por meio do Observatório, um processo de formação continuada denominado de Cursos de Extensão Itinerantes. Nesse processo formativo discute-se a educação do campo a partir de dois eixos teóricos: prática escolar e experiência coletiva; política educacional e diretriz curricular. Os municípios em que estão localizadas essas escolas possuem características rurais. Apesar disso, verifica-se que as políticas educacionais e as práticas escolares priorizam conteúdos distantes da prática social dos sujeitos que estão na escola, materiais didáticos que valorizam as relações urbanas e colocam os povos do campo em posições inferiores. Constata-se que a maioria das Secretarias Municipais de Educação não teve acesso ao debate e nem à produção do conhecimento da educação do campo; da mesma forma, os professores indicam que pela primeira vez têm podido estudar textos que os inquietam a respeito do campo, trabalho e diversidade de povos.
Palavras-chave: Escolas públicas. Educação do campo. Prática escolar.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.