Revisión de investigaciones brasileñas sobre el programa de Residencia Pedagógica de 2018-2023

Contenido principal del artículo

Mestranda Dheneffer Cantão Rodrigues
https://orcid.org/0000-0003-0963-8054
Mestranda Bárbara Gaia Barreto da Silva
https://orcid.org/0009-0001-8203-7047
Dr.ª Rosineide de Sousa Jucá
https://orcid.org/0000-0002-1386-3388

Resumen

Este trabajo tiene por objetivo presentar y analizar los resultados de una revisión de estudios brasileños de investigación sobre el Programa de Residencia Pedagógica (PRP), a partir de experiencias de alumnos residentes. La metodología de investigación es de cuño bibliográfico, realizada con datos obtenidos de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), el Catálogo de Tesis y Disertaciones de CAPES y el sitio web Google Académico, entre los años 2018 y 2023, concerniente al Programa de Residencia Pedagógica y sus contribuciones en la formación docente. Los análisis de los resultados revelan que la Residencia Pedagógica contribuyó en varios aspectos para la formación de profesores, ampliando el conocimiento teórico-práctico para el ejercicio docente, la construcción de su identidad profesional y la seguridad para desenvolverse en el mercado de trabajo.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
RODRIGUES, D. C.; SILVA, B. G. B. da; JUCÁ , R. de S. . Revisión de investigaciones brasileñas sobre el programa de Residencia Pedagógica de 2018-2023. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22209.024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22209. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Mestranda Dheneffer Cantão Rodrigues, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduada en Pedagogía por la Universidad del Estado de Pará, docente de LIBRAS, especialista en Gestión Escolar por la Universidad Cruzeiro do Sul y estudiante de Maestría en Educación por la Universidad del Estado de Pará.

 

Mestranda Bárbara Gaia Barreto da Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2022), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matematica, ensino remoto, enem, processos seletivos e ensino médio. Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), com início em 2023 e previsão de conclusão para 2025.

Dr.ª Rosineide de Sousa Jucá , Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará, Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará, Doutorado em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso. É professora Formadora do Centro de formação dos profissionais da Educação básica da Secretaria de Educação do Estado do Pará, Professora orientadora do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará, e professora efetiva da Universidade do Estado do Pará, atuando na graduação e no Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Matemática, especificamente na linha de Pesquisa de Formação de professores e Ensino, aprendizagem e avaliação em matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GPEMAT e membro do Grupo de pesquisa de Cognição e Educação matemática - GECEM, e do grupo de estudo de formação de professores, ambos os grupos da Universidade do Estado do Pará.

Citas

ALMEIDA, M. de. Residência Pedagógica: As representações docentes dos licenciados em História a partir da música. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.

BARBEDO, I. D. Programa residência pedagógica - UNIFESP: um estudo da inserção profissional à docência. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/21534/2/Isabela%20Djanina%20Barbedo.pdf Acesso em: 4 fev. 2024.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BECKER, E. P. Narrativas de Formação Continuada de Professores de Educação Física: Programa Residência Pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, 2021.

BRASIL. Edital Capes 06/2018. Dispõem sobre a Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018. Acesso em: 4 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base, Brasília, Ministério da Educação.

BRASIL, V. M. A unidade Teórico-Prática no Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2022.

Boccato, V. R. C. (2006). Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo, 18(3), 265-274.

CARDOSO, M. L. M. As Representações Sociais de estudantes do Curso de Pedagogia da UFPA- Belém sobre o Programa Residência Pedagógica: implicações na/para formação a formação inicial de professores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2020.

CONCEIÇÃO, C. P. F. A Inserção Profissional do Egresso do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

COSTA, L. L.; FONTOURA, H. A. Residência Pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Revista @ambienteeducação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 161-177, 2015. DOI: https://doi.org/10.26843/v8.n2.2015.523.p161%20-%20177

FOÇANTI, M. C. A Lesson Study como contexto formativo para o programa de residência pedagógica em um curso de licenciatura em Matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2022.

FREITAS, B. M. A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB. Dissertação (Mestrado acadêmico em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2020.

GARCÊS, B. P. Estudos dos efeitos da abordagem investigativa sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas de licenciados em estágio supervisionado e residência pedagógica. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020.

GODIM. F. S. Análise do programa de residência pedagógica a partir da pedagogia histórico-crítica. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual Do Oeste do Paraná, Foz Iguaçu, 2021.

GOMES, M. S. Profissionalização da Docência: Reflexões a partir do Programa Residência Pedagógica da UEPB. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GUÉRIOS, J. Diálogos entre Pibid e Residência Pedagógica: Impactos na Formação Inicial Docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto Federal Catarinense, Camboriú, 2021.

GUIMARÃES, A. B. O processo de construção de um material educacional na perspectiva da educação matemática inclusiva para um aluno autista. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MARCOLAN, C. C. Impactos do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial Docente em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.

MOREIRA, T. B. Formação docente: O programa residência pedagógica no curso de ciências biológicas da UFC. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

MORAIS, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Biblioteca Universitária Maria Osório Marques, 2016.

OLIVEIRA, T. H. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência e Residência Pedagógica: compreensão dos programas a partir de licenciados em Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2021.

PAES, M. D. L. As contribuições do Programa Residência pedagógica na formação docente de licenciados de uma faculdade privada do Oeste do Pará. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2020.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes e a identidade da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.

PRADO, B. M. S. Programa de Residência pedagógica/CAPES: Formação diferenciada de professores em Cursos de Pedagogia? Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2020.

RODRIGUES, J. P. Identidade Docente na Creche: Encontro de Sujeitos em Diferentes Tempos Formativos no Programa Residência Pedagógica (PRP). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Dialogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.

SILVA, R. M. Residência pedagógica: aproximações e distanciamentos entre as documentações do preceptor e do residente. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife 2021.

SIMS, D. S. A Aprendizagem da docência sob a ótica dos estudantes de Licenciatura em Educação Física no Programa Residência Pedagógica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.

TORRES, J. O. Programa de Residência Pedagógica da CAPES: possíveis contribuições para o trabalho de professores iniciantes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08