Revisão de estudos de pesquisas brasileiras sobre o programa Residência Pedagógica de 2018-2023
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar e analisar os resultados de uma revisão de estudos de pesquisas brasileiras sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) a partir das experiências vivenciadas por alunos (residentes). A metodologia é do tipo Bibliográfica, com a pesquisa realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no Google Acadêmico, entre os anos de 2018 e 2023, sobre o Programa Residência Pedagógica e suas contribuições para a formação docente. As análises dos resultados revelam que a Residência Pedagógica contribui em vários aspectos para a formação de professores, ampliando o conhecimento teórico e prático para o exercício docente, a construção de sua identidade profissional e de sua segurança para o mercado de trabalho.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALMEIDA, M. de. Residência Pedagógica: As representações docentes dos licenciados em História a partir da música. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
BARBEDO, I. D. Programa residência pedagógica - UNIFESP: um estudo da inserção profissional à docência. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/21534/2/Isabela%20Djanina%20Barbedo.pdf Acesso em: 4 fev. 2024.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BECKER, E. P. Narrativas de Formação Continuada de Professores de Educação Física: Programa Residência Pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, 2021.
BRASIL. Edital Capes 06/2018. Dispõem sobre a Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018. Acesso em: 4 fev. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base, Brasília, Ministério da Educação.
BRASIL, V. M. A unidade Teórico-Prática no Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2022.
Boccato, V. R. C. (2006). Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo, 18(3), 265-274.
CARDOSO, M. L. M. As Representações Sociais de estudantes do Curso de Pedagogia da UFPA- Belém sobre o Programa Residência Pedagógica: implicações na/para formação a formação inicial de professores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2020.
CONCEIÇÃO, C. P. F. A Inserção Profissional do Egresso do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
COSTA, L. L.; FONTOURA, H. A. Residência Pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Revista @ambienteeducação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 161-177, 2015. DOI: https://doi.org/10.26843/v8.n2.2015.523.p161%20-%20177
FOÇANTI, M. C. A Lesson Study como contexto formativo para o programa de residência pedagógica em um curso de licenciatura em Matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2022.
FREITAS, B. M. A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB. Dissertação (Mestrado acadêmico em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2020.
GARCÊS, B. P. Estudos dos efeitos da abordagem investigativa sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas de licenciados em estágio supervisionado e residência pedagógica. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020.
GODIM. F. S. Análise do programa de residência pedagógica a partir da pedagogia histórico-crítica. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual Do Oeste do Paraná, Foz Iguaçu, 2021.
GOMES, M. S. Profissionalização da Docência: Reflexões a partir do Programa Residência Pedagógica da UEPB. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GUÉRIOS, J. Diálogos entre Pibid e Residência Pedagógica: Impactos na Formação Inicial Docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto Federal Catarinense, Camboriú, 2021.
GUIMARÃES, A. B. O processo de construção de um material educacional na perspectiva da educação matemática inclusiva para um aluno autista. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCOLAN, C. C. Impactos do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial Docente em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.
MOREIRA, T. B. Formação docente: O programa residência pedagógica no curso de ciências biológicas da UFC. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
MORAIS, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Biblioteca Universitária Maria Osório Marques, 2016.
OLIVEIRA, T. H. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência e Residência Pedagógica: compreensão dos programas a partir de licenciados em Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2021.
PAES, M. D. L. As contribuições do Programa Residência pedagógica na formação docente de licenciados de uma faculdade privada do Oeste do Pará. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2020.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes e a identidade da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.
PRADO, B. M. S. Programa de Residência pedagógica/CAPES: Formação diferenciada de professores em Cursos de Pedagogia? Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2020.
RODRIGUES, J. P. Identidade Docente na Creche: Encontro de Sujeitos em Diferentes Tempos Formativos no Programa Residência Pedagógica (PRP). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Dialogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.
SILVA, R. M. Residência pedagógica: aproximações e distanciamentos entre as documentações do preceptor e do residente. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife 2021.
SIMS, D. S. A Aprendizagem da docência sob a ótica dos estudantes de Licenciatura em Educação Física no Programa Residência Pedagógica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
TORRES, J. O. Programa de Residência Pedagógica da CAPES: possíveis contribuições para o trabalho de professores iniciantes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08