A alfabetização na BNCC: lacunas e desafios

Conteúdo do artigo principal

Mestra Márcia Cristina Gonçalves de Souza Silva
https://orcid.org/0000-0003-3269-1902
Dr.ª Márcia Regina do Nascimento Sambugari
https://orcid.org/0000-0003-4671-2102

Resumo

O artigo aborda parte da pesquisa que analisou a alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando responder a seguinte questão: que conceito de alfabetização é apresentado na BNCC, considerando a antecipação da consolidação do processo de alfabetização para o 2º ano defendida no documento? Numa abordagem qualitativa, por meio da análise de conteúdo, analisou-se as proposições constantes nas habilidades apresentadas na seção 4.1 do documento, buscando entender se os direcionamentos se voltam para alfabetização mecânica, ou para a autonomia do domínio da língua. Os resultados indicam lacunas na organização e incoerência ao reduzir a alfabetização à práticas de decodificação e codificação de grafemas e fonemas. Tais contradições evidenciam o jogo político envolvido na elaboração, construção e implementação da Base, implicando a retirada da autonomia docente provocada por essa mudança curricular.

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Como Citar
SILVA, M. C. G. de S.; SAMBUGARI, M. R. do N. . A alfabetização na BNCC: lacunas e desafios. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20458.061. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20458. Acesso em: 8 abr. 2025.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Mestra Márcia Cristina Gonçalves de Souza Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestra em Educação (2020), Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (2016) e graduação em Pedagogia (2014) todos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus Pantanal. Possui experiência na área de Educação e em turmas de alfabetização bem como em orientação pedagógica. Atualmente cursando de maneira presencial a Especialização em Tutoria em Educação a Distância.

Dr.ª Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/CPAN). Líder do Grupo de estudos e pesquisa sobre formação e práticas docentes (Forprat).

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