As concepções de alfabetização de professoras alfabetizadoras do Acre e suas práticas pedagógicas diante dos diferentes níveis de aprendizagem

Conteúdo do artigo principal

Mestranda Eliane Joaquina de Souza Arellano
https://orcid.org/0009-0009-9246-4243
Dr.ª Tatiane Castro dos Santos
https://orcid.org/0000-0003-4369-2265

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as concepções de alfabetização de professoras alfabetizadoras do Acre, suas práticas pedagógicas diante dos diferentes níveis de aprendizagem das crianças e as implicações dessas práticas para o desenvolvimento dos estudantes. No que se refere à metodologia, contou com levantamento bibliográfico, elaboração de questionário aplicado a quatro professoras e realização de entrevista semiestruturada. Para embasar o estudo, utilizamos: Smolka (2013), Goulart (2019), Oliveira (2005) e Soares (2020). Os resultados evidenciaram que as docentes compreendem que ler e escrever implicam construir sentido por meio da escrita, demonstram preocupação em alfabetizar de forma significativa, com base na realidade da criança. Algumas vezes, utilizam métodos tradicionais, mesclando-os com metodologias que se aproximam das propostas advindas dos estudos do letramento. As entrevistadas assumem o papel de mediadoras e apontam os agrupamentos produtivos como uma estratégia para lidar com a diversidade. Contudo, trabalhar com as diferenças ainda é um grande desafio.

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Detalhes do artigo

Como Citar
ARELLANO, E. J. de S. .; SANTOS, T. C. dos . As concepções de alfabetização de professoras alfabetizadoras do Acre e suas práticas pedagógicas diante dos diferentes níveis de aprendizagem. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23470.048. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23470. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografia do Autor

Mestranda Eliane Joaquina de Souza Arellano, Universidade Federal do Acre - UFAC

Mestranda em Programa de Pós- Graduação em Educação pela Universidade Federal do Acre. Tem especialidade em Educação Fundamental e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2022). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem. Dedica-se a linha de pesquisa Formação de Professores Trabalho Docente. Atua nos temas de Trabalho Docente, Formação Continuada do professor alfabetizador

Dr.ª Tatiane Castro dos Santos, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Letras pela Universidade Federal do Acre e professora Associada dessa instituição, no Centro de Educação, Letras e Artes, da área de linguagem e Letramento. Desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de Alfabetização, Letramentos, Formação de Professores, Currículo e Ensino da Língua Portuguesa. Na graduação, atua nas disciplinas Linguística Aplicada à Alfabetização, Alfabetização e Letramento e Ensino de Língua Portuguesa. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE- Ufac), Linha 2 (Formação e de Professores, Educação e Linguagens), do Programa de Pós- Graduação em Educação na Amazônia - Educanorte e do Mestrado Profissional em Letras - Profletras/Ufac, no qual está como coordenadora (Biênio 2023/2024). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem - Gepel/Ufac e Vice- representante da Região Norte na Abalf - Associação Brasileira de Alfabetização. Também é coordenadora local do Programa Leitura e e Escrita na Educação Infantil - LEEI- Acre

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