AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto refere-se a uma pesquisa desenvolvida em duas escolas da rede estadual de ensino das cidades de Matinhos (PR) e Pontal do Paraná (PR), envolvendo professores de Língua Portuguesa, Ciências e História das séries finais do Ensino Fundamental. O estudo investigou o papel formativo das práticas pedagógicas de leitura, exercidas por professores dessas disciplinas, sobre suas próprias formações. Trabalhamos com o mundo da leitura, com as experiências profissionais e os saberes dos professores. Consideramos que por meio das práticas pedagógicas de leitura, os professores também produzem, mobilizam e ressignificam saberes que se voltam para sua formação. Assim, assumimos uma atitude de reconhecimento da relevância do contexto das práticas para a formação continuada docente. Pelo método da Análise de Conteúdo, encontramos as categorias leitura, aluno, livro didático e tempo, que foram discutidas a fim de responder à questão norteadora da investigação. Constatamos, então, que as práticas pedagógicas de leitura são formativas e que, tanto a leitura, os alunos e os livros didáticos quanto o tempo, promovem a formação continuada dos professores,à medida que contribuem para a (re) construção de seu saber eseu fazer.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.