AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

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Suzana Cristina Cavalli

Resumo

Este texto refere-se a uma pesquisa desenvolvida em duas escolas da rede estadual de ensino das cidades de Matinhos (PR) e Pontal do Paraná (PR), envolvendo professores de Língua Portuguesa, Ciências e História das séries finais do Ensino Fundamental. O estudo investigou o papel formativo das práticas pedagógicas de leitura, exercidas por professores dessas disciplinas, sobre suas próprias formações. Trabalhamos com o mundo da leitura, com as experiências profissionais e os saberes dos professores. Consideramos que por meio das práticas pedagógicas de leitura, os professores também produzem, mobilizam e ressignificam saberes que se voltam para sua formação. Assim, assumimos uma atitude de reconhecimento da relevância do contexto das práticas para a formação continuada docente. Pelo método da Análise de Conteúdo, encontramos as categorias leitura, aluno, livro didático e tempo, que foram discutidas a fim de responder à questão norteadora da investigação. Constatamos, então, que as práticas pedagógicas de leitura são formativas e que, tanto a leitura, os alunos e os livros didáticos quanto o tempo, promovem a formação continuada dos professores,à medida que contribuem para a (re) construção de seu saber eseu fazer.

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Como Citar
CAVALLI, S. C. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1470. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

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