Formação de Professores no Brasil e Honduras: concepções e políticas

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Máster Josue Javier Cruz Escoto
https://orcid.org/0000-0001-8591-7579
Prof.ª Dr.ª Filomena Maria de Arruda Monteiro
https://orcid.org/0000-0002-2991-7416

Resumen

Este trabalho é parte da dissertação de mestrado do primeiro autor e visa compreender as concepções e políticas de formação de professores tanto no Brasil quanto em Honduras, tomando como exemplo um curso de graduação de professores em cada país. A fim de atingir nosso objetivo, trabalhamos com uma abordagem de estudo de caso qualitativo, contando com a revisão documental e entrevistas com os coordenadores atuais como formas de coletar as informações. As análises interpretativas dos dados mostram que a concepção da formação de professores legitimada em ambos os países se baseia nos princípios do paradigma tecnológico. Apesar desta proximidade, concluímos que sua estruturação é concebida de diferentes maneiras, especialmente nas políticas e concepções evocadas.

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Cómo citar
ESCOTO, J. J. C.; MONTEIRO, F. M. de A. Formação de Professores no Brasil e Honduras: concepções e políticas. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20880.070. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20880. Acesso em: 4 may. 2025.
Sección
Caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"
Biografía del autor/a

Máster Josue Javier Cruz Escoto, Universidad Federal de Mato Grosso - UFMS

Licenciado en Administración y Gestión de la Educación por la Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (2016). Máster en Educación de la Universidad Federal de Mato Grosso - UFMT

Prof.ª Dr.ª Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidad Federal de Mato Grosso

Pós-doutorado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduação em Pedagogia pela UFMT. Professora Titular da UFMT e editora da Revista de Educação Pública.

Citas

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