Revisão de estudos de pesquisas brasileiras sobre o programa Residência Pedagógica de 2018-2023

Conteúdo do artigo principal

Mestranda Dheneffer Cantão Rodrigues
https://orcid.org/0000-0003-0963-8054
Mestranda Bárbara Gaia Barreto da Silva
https://orcid.org/0009-0001-8203-7047
Dr.ª Rosineide de Sousa Jucá
https://orcid.org/0000-0002-1386-3388

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar e analisar os resultados de uma revisão de estudos de pesquisas brasileiras sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) a partir das experiências vivenciadas por alunos (residentes). A metodologia é do tipo Bibliográfica, com a pesquisa realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no Google Acadêmico, entre os anos de 2018 e 2023, sobre o Programa Residência Pedagógica e suas contribuições para a formação docente. As análises dos resultados revelam que a Residência Pedagógica contribui em vários aspectos para a formação de professores, ampliando o conhecimento teórico e prático para o exercício docente, a construção de sua identidade profissional e de sua segurança para o mercado de trabalho.

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Detalhes do artigo

Como Citar
RODRIGUES, D. C.; SILVA, B. G. B. da; JUCÁ , R. de S. . Revisão de estudos de pesquisas brasileiras sobre o programa Residência Pedagógica de 2018-2023. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22209.024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22209. Acesso em: 10 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Mestranda Dheneffer Cantão Rodrigues, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará, instrutora de LIBRAS, especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul e Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará.

Mestranda Bárbara Gaia Barreto da Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2022), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matematica, ensino remoto, enem, processos seletivos e ensino médio. Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), com início em 2023 e previsão de conclusão para 2025.

Dr.ª Rosineide de Sousa Jucá , Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará, Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará, Doutorado em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso. É professora Formadora do Centro de formação dos profissionais da Educação básica da Secretaria de Educação do Estado do Pará, Professora orientadora do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará, e professora efetiva da Universidade do Estado do Pará, atuando na graduação e no Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Matemática, especificamente na linha de Pesquisa de Formação de professores e Ensino, aprendizagem e avaliação em matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GPEMAT e membro do Grupo de pesquisa de Cognição e Educação matemática - GECEM, e do grupo de estudo de formação de professores, ambos os grupos da Universidade do Estado do Pará.

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