Revisão de estudos de pesquisas brasileiras sobre o programa Residência Pedagógica de 2018-2023
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar e analisar os resultados de uma revisão de estudos de pesquisas brasileiras sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) a partir das experiências vivenciadas por alunos (residentes). A metodologia é do tipo Bibliográfica, com a pesquisa realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no Google Acadêmico, entre os anos de 2018 e 2023, sobre o Programa Residência Pedagógica e suas contribuições para a formação docente. As análises dos resultados revelam que a Residência Pedagógica contribui em vários aspectos para a formação de professores, ampliando o conhecimento teórico e prático para o exercício docente, a construção de sua identidade profissional e de sua segurança para o mercado de trabalho.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALMEIDA, M. de. Residência Pedagógica: As representações docentes dos licenciados em História a partir da música. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
BARBEDO, I. D. Programa residência pedagógica - UNIFESP: um estudo da inserção profissional à docência. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/21534/2/Isabela%20Djanina%20Barbedo.pdf Acesso em: 4 fev. 2024.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BECKER, E. P. Narrativas de Formação Continuada de Professores de Educação Física: Programa Residência Pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, 2021.
BRASIL. Edital Capes 06/2018. Dispõem sobre a Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018. Acesso em: 4 fev. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base, Brasília, Ministério da Educação.
BRASIL, V. M. A unidade Teórico-Prática no Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2022.
Boccato, V. R. C. (2006). Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo, 18(3), 265-274.
CARDOSO, M. L. M. As Representações Sociais de estudantes do Curso de Pedagogia da UFPA- Belém sobre o Programa Residência Pedagógica: implicações na/para formação a formação inicial de professores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2020.
CONCEIÇÃO, C. P. F. A Inserção Profissional do Egresso do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
COSTA, L. L.; FONTOURA, H. A. Residência Pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Revista @ambienteeducação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 161-177, 2015. DOI: https://doi.org/10.26843/v8.n2.2015.523.p161%20-%20177
FOÇANTI, M. C. A Lesson Study como contexto formativo para o programa de residência pedagógica em um curso de licenciatura em Matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2022.
FREITAS, B. M. A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB. Dissertação (Mestrado acadêmico em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2020.
GARCÊS, B. P. Estudos dos efeitos da abordagem investigativa sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas de licenciados em estágio supervisionado e residência pedagógica. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020.
GODIM. F. S. Análise do programa de residência pedagógica a partir da pedagogia histórico-crítica. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual Do Oeste do Paraná, Foz Iguaçu, 2021.
GOMES, M. S. Profissionalização da Docência: Reflexões a partir do Programa Residência Pedagógica da UEPB. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GUÉRIOS, J. Diálogos entre Pibid e Residência Pedagógica: Impactos na Formação Inicial Docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto Federal Catarinense, Camboriú, 2021.
GUIMARÃES, A. B. O processo de construção de um material educacional na perspectiva da educação matemática inclusiva para um aluno autista. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCOLAN, C. C. Impactos do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial Docente em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.
MOREIRA, T. B. Formação docente: O programa residência pedagógica no curso de ciências biológicas da UFC. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
MORAIS, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Biblioteca Universitária Maria Osório Marques, 2016.
OLIVEIRA, T. H. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência e Residência Pedagógica: compreensão dos programas a partir de licenciados em Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2021.
PAES, M. D. L. As contribuições do Programa Residência pedagógica na formação docente de licenciados de uma faculdade privada do Oeste do Pará. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2020.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes e a identidade da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.
PRADO, B. M. S. Programa de Residência pedagógica/CAPES: Formação diferenciada de professores em Cursos de Pedagogia? Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2020.
RODRIGUES, J. P. Identidade Docente na Creche: Encontro de Sujeitos em Diferentes Tempos Formativos no Programa Residência Pedagógica (PRP). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Dialogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.
SILVA, R. M. Residência pedagógica: aproximações e distanciamentos entre as documentações do preceptor e do residente. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife 2021.
SIMS, D. S. A Aprendizagem da docência sob a ótica dos estudantes de Licenciatura em Educação Física no Programa Residência Pedagógica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
TORRES, J. O. Programa de Residência Pedagógica da CAPES: possíveis contribuições para o trabalho de professores iniciantes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08